Campanha Eu Respeito celebra a história e as vitórias das mais de 15 mil mulheres da nossa Universidade

O número de mulheres na UFMS representa praticamente a metade da força de trabalho na Instituição. O mesmo ocorre com as alunas matriculadas nos cursos da Universidade.

No total, somos mais de 15.860 mulheres nos dez câmpus da nossa Universidade. Temos mais de 14 mil estudantes mulheres, somando graduação e pós-graduação, além de 1.661 servidoras e cerca de 200 terceirizadas. Em cargos de gestão, além da vice-reitora, as mulheres estão à frente de três pró-reitorias, uma agência, auditoria interna, 11 direções de unidades (câmpus, faculdades, institutos e escola), além de diretorias especializadas, coordenações de cursos e diversos setores.

Hoje, o Dia Internacional da Mulher merece ser lembrado para reconhecer a luta por direitos de todas que vieram antes de nós. E como parte da Campanha Eu Respeito, a UFMS cumprimenta e agradece a cada servidora, estudante e funcionária terceirizada e deseja respeito em todo o lugar, todos os dias do ano.

Para marcar a data, a Agência de Comunicação Social e Científica ouviu mulheres que estudam ou trabalham na Instituição. Elas foram convidadas a falarem sobre o que entendem sobre o que é ser mulher e a apontar as principais lutas enfrentadas pelo gênero feminino na atualidade.

Renata Gehre de Oliveira Alvico está na UFMS há cinco anos e atua como Coordenadora Administrativa no Campus de Aquidauana.

“Minha formação inicial é fisioterapia que exerci por 16 anos. Atualmente estou na coordenação administrativa que tem a função de coordenar toda a parte de infraestrutura do Campus, de compras à manutenção. Em relação à questão de ser mulher no dia de hoje é porque temos que dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo, trabalho, casa, filhos (tenho duas, uma de 10 e outra de 2 anos), esposo e ficamos na maioria das vezes sobrecarregadas. Ainda existe o preconceito de exercermos esse tipo de cargo, que na maioria das vezes foi e é ocupado por homens. Mas acredito que nós, mulheres, somos capazes de muito mais, de exercermos diferentes, importantes e dignos papéis na sociedade”.

Nathalia Vanessa Neres da Silva é colaboradora da UFMS desde 2017 e lidera uma equipe da Diretoria de Serviços e Logística da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura.

“Nesses três anos que eu estou na UFMS liderando essa equipe, formada por homens, algumas vezes eu senti um pouco de resistência, por ser uma mulher na liderança, com questionamentos sobre o porquê deveriam fazer, que eu não entenderia do serviço ou não saberia o quanto pesa isso. Mas com muito jeito, eu acabava conseguindo ultrapassar essas barreiras e, aos poucos, eu fui conquistando a confiança deles e tirando aquela imagem contrária à liderança de uma mulher. Uma experiência muito boa, aprendi muito com eles e, independente de tudo, eu acredito que nós mulheres somos fortes e corajosas e estamos vivendo um novo momento. Nós estamos conscientes de que nosso espaço deve e precisa ser assegurado na sociedade e para isso a gente arregaça as mangas mesmo, sem medo, e com muita certeza de que faremos um futuro de igualdade. Eu vou deixar aqui uma frase que eu sempre uso: ‘Ser mulher é ter a liberdade para ser o que quiser’. Nós somos lindas! Feliz dia das Mulheres a toda comunidade UFMS e a todas as mulheres”.

Bruna Krewer é aluna do 10º período do curso de Agronomia, do Campus de Chapadão do Sul.

“Ser mulher hoje em dia é uma luta diária, luta contra os padrões impostos pela sociedade, luta contra o machismo. Enfim, não é nada fácil, porém as coisas vêm mudando, estamos cada vez conseguindo o nosso espaço, claro com muita luta e determinação. Para mim, como sendo no meio agrícola, a luta se torna ainda maior, por ser um setor predominante do sexo masculino, mas com muito foco creio que podemos tudo e somos fortes, suficientes, para quebrar qualquer barreira imposta. Ser mulher é isso. Ter a liberdade e o direito de estar onde quer estar.”

Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo é professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e vice-reitora, em segundo mandato.

“Felizmente, temos na UFMS um corpo profissional feminino muito representativo, com professoras e técnicas de referência em diferentes áreas, mulheres que promovem o crescimento da sociedade e que constroem o cotidiano da universidade nas mais diferentes áreas administrativas. O que esperamos é que esta conquista na UFMS se reflita em todas as áreas da sociedade, falo aqui como mulher que contrariou o que muitas vezes ‘se espera’ de toda mulher, sou do agro e da gestão pública, sou mãe e esposa, sou sonhadora e batalhadora por um mundo melhor, assim como todas as mulheres, que amam e tem fé em seus projetos, com muito desejo de que toda mulher possa ser o que ela desejar, com o apoio e reconhecimento de todos. Que Deus abençoe todas as mulheres.”

Agenda

A programação em comemoração ao Dia da Mulher se estende durante todo o mês. Na quarta, dia 11, às 16h, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte promove um pocket show, com transmissão ao vivo direto do Teatro Glauce Rocha. Nos dias 22 a 26, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas organiza uma conversa com as mulheres que ocupam cargos de gestão na Universidade. E no dia 26, haverá o lançamento do programa Sou Mulher UFMS, que reúne políticas institucionais de fortalecimento do feminino, em especial para equidade e para fortalecimento das mulheres, estudantes, técnicas e professoras – em todas as áreas do conhecimento e pelo incentivo às estudantes do ensino básico a atuar nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Texto: Rose Pinheiro

Fotos: Arquivo Pessoal

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também