Brigada Alto Pantanal lança campanha #PantanalResiste

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Intenção é arrecadar recursos para custear a brigada no próximo ano

Criada no ano passado, em meio aos incêndios que assolaram a região pantaneira, a Brigada Alto Pantanal sobreviveu, até aqui, graças às doações. Agora, a brigada lança a campanha #PantanalResiste para custear as atividades no próximo ano. Vídeo e dados como meta e histórico, veja em brigadaaltopantanal.org.br

Com o lema “Contra o fogo, a favor do bioma”, a campanha pretende sensibilizar a sociedade para que a brigada continue seu trabalho na região da Serra do Amolar, no Alto Pantanal.

No vídeo de lançamento da campanha, a própria Mãe Terra envia uma carta aos filhos e filhas do Pantanal. “A pior seca dos últimos 47 anos deixou marcas, mas também mostrou o que eu, como toda mãe, já sabia: a incrível capacidade que todos vocês têm, cada um do seu jeito, para se unir, resistir, combater e novamente florescer. São nesses momentos difíceis que todos nós nos damos conta que fazemos parte de uma mesma e grande família”, diz um trecho da carta.

Em um pedido de súplica, que coincide com o período em que os focos de incêndio têm aumentado na região, a Mãe Terra clama por cuidado. “Protejam uns aos outros e cuidem com carinho de mim”.

Para o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), coronel Ângelo Rabelo, que liderou a criação da brigada em 2020, os incêndios deste ano demonstram a necessidade da continuidade do trabalho.

“A criação da Brigada Alto Pantanal é fruto da união de muitos esforços. Ela surgiu da necessidade de termos uma resposta rápida ao fogo que estava destruindo o Pantanal, no ano passado. Graças a colaboração de pessoas de várias partes, empresas e parceiros que nos ajudaram, conseguimos manter os brigadistas de forma permanente no ano de 2021”, afirma o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo.

“Todo incêndio florestal começa pequeno. Se tivermos uma equipe pronta e preparada para atuar no início do incêndio, ele não terá proporções gigantescas como tivemos no ano passado”. Assim, o coordenador da Brigada Alto Pantanal, Bruno Agueda, resume a importância do trabalho desenvolvido pelos brigadistas.

Além do trabalho de combate às chamas, os brigadistas também são responsáveis pela implementação de medidas preventivas, abertura de acessos e, também, por difundir a educação ambiental.

“Os brigadistas têm atuado na prevenção desde janeiro deste ano. Desde então, já foram mais de 50 km de linhas e aceiros abertos, que são usados como linhas de defesa e corredores para a flora e fauna. Também tivemos mais de 100 pessoas atendidas em educação ambiental. São moradores do local para os quais explicamos a importância de não atear fogo nas matas e o dano que isso pode causar”, lembra o coordenador da Brigada Alto Pantanal.

Serviço: Para conhecer melhor o trabalho da Brigada Alto Pantanal acesse www.brigadaaltopantanal.org.br ou www.instagram.com/brigada_altopantanal

Algumas formas de colaborar:

·         Doação de qualquer valor por PIX:
[email protected]

·         Doação por transferência:
Banco do Brasil – Agência 0014-0, Conta 70312-5
Instituto Homem Pantaneiro – CNPJ 16.575.853/0001-91

·         Dação pelo PayPal ou com cartão de crédito no link https://syr.us/8QB

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também