Beber quantidade exata de água previne AVC

Tomar cinco ou mais copos de água por dia pode reduzir em até 53% o risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O dado foi confirmado por uma pesquisa da Escola de Saúde da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e publicada na revista Harvard Health.

O estudo também mostra que manter a hidratação favorece melhores condições de saúde àqueles que já sofreram um AVC.

Hidratação como tema de outros estudos

Já em 2015, acabou comprovado pelo Hospital Johns Hopkins que a falta de hidratação aumentava quase quatro vezes mais o risco de sofrer complicações relacionadas a doenças cardiovasculares.

“A desidratação torna o sangue mais viscoso, aumentando a formação de trombos, que podem causar AVC. Por isso, é sempre indicado que os pacientes se mantenham bem hidratados”, explica o médico neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares que atuou no estudo.

Segundo o especialista, a hidratação traz benefícios apenas quando o líquido ingerido é água – sucos e refrigerantes não proporcionam o mesmo efeito. O estudo aponta que a média de ingestão é de seis copos de água por dia, equivalente a cerca de 1.800 ml a 2 litros.

“Destacamos a importância da ingestão de água para prevenir o AVC e as evidências mostram que os pacientes vítimas de AVC bem hidratados têm uma recuperação melhor”, afirma Espíndola.

Beber água ajuda a reduzir em até 53% os riscos de AVC

Créditos: iStock/Yurii Yarema

Beber água ajuda a reduzir em até 53% os riscos de AVC

Por que o AVC ocorre?

O AVC ocorre devido a uma falta de fluxo sanguíneo para uma área específica do cérebro. Sintomas comuns incluem:

  • rosto caído para um lado;
  • incapacidade de levantar os braços;
  • distorção na fala;
  • dor de cabeça;
  • dormência ou formigamento nos membros;
  • perda de equilíbrio.

Também existem ocasiões em que o AVC pode ocorrer de forma silenciosa, sem que a pessoa perceba qualquer sinal.

Bem-estar e qualidade de vida têm muito a ver com a hidratação adequada do corpo. Portanto, manter o corpo hidratado, além de trazer diversos benefícios à saúde, pode prevenir doenças graves.

Por Terra Brasil Notícias

Foto: Pornpak Khunatorn/istock

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também