Associação está ativa desde 2019 e busca ampliar o quadro de associados para ações em conjunto com o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da UFMS
Desde fevereiro de 2019, a partir da iniciativa de um grupo de aposentados, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humapo-UFMS) conta com o trabalho voluntário da Associação Amigos do Humap (AAHumap), que foi formalmente regularizada em outubro de 2020.
A associação conta hoje com 35 voluntários e busca ampliar o quadro para poder consolidar as ações já desenvolvidas junto ao hospital. “Nosso trabalho é auxiliar os pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade, durante o período de internação, em suas necessidades básicas, fornecendo itens como kits de higiene pessoal, kits de enxovais para recém-nascidos, fazendo o aviamento de receita médica, comprando produtos para curativo para uso domiciliar e outras diversas demandas que estejam dentro da capacidade financeira da entidade”, explica a voluntária Elza dos Passos Miranda, aposentada depois de 39 anos como assistente em Administração no Humap-UFMS.
“Além do aspecto material, os voluntários da Associação levam acolhimento e o bem-estar emocional, pois entendemos que a atenção, carinho e a disponibilidade são fundamentais na plena recuperação física, emocional e até mesmo espiritual do paciente e da família do paciente, tudo em conformidade com os princípios da associação e dentro das normas vigentes do hospital”, completa Elza.
Ela explica ainda que os projetos são elaborados e cada voluntário faz sua parte dentro do projeto. “Por exemplo: temos os projetos de kits de higiene pessoal, kits de enxoval de recém-nascidos, cuidados pessoais, corte de cabelo, barba, unha dos pacientes que queiram fazer. Então cada voluntário fica responsável por uma parte das ações”.
A verba arrecada se converte em kits de higiene pessoal para pacientes internadas
Para Elza, o trabalho voluntário se traduz em amor e gratidão. “Cada ser humano tem suas necessidades e, muitas vezes, quando ficamos doentes, necessitamos da ajuda de todos, médicos, enfermagem, psicólogos, enfim, todos os profissionais de saúde, mas tem coisas que esses profissionais não suprem, como, por exemplo, algumas coisas pessoais, de necessidades básicas. É aí que entram os voluntários da AAHumap. Os voluntários ficam buscando algum trabalho que possam ajudar aquelas pessoas que estão passando por dificuldades fisicas, emocionais e financeiras também. O voluntariado é um ato de amor, de gratidão, doamos nosso tempo, nosso talento, nosso amor para aqueles que estão precisando, nem que seja por alguns minutos, tudo que fazemos com amor fica eternizado em algum lugar deste universo”, afirma.
“O trabalho das pessoas que dedicam parte do seu tempo ao próximo está vinculado aos valores e à missão do Humap-UFMS. A atuação dos voluntários agrega ao nosso trabalho e contribui para fortalecer a humanização e a solidariedade em ambientes hospitalares”, comenta a superintendente do Humap-UFMS, Andrea de Siqueira Campos Lindenberg.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Voluntariado
No Brasil, o voluntariado é regulamentado pela Lei 9.608/1998, e o dia 28 de agosto foi instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado, por meio da Lei 7.352/85. A Assembleia das Nações Unidas define os termos “voluntariado”, “serviços voluntários” e “atividades voluntárias” como “uma ampla gama de atividades realizadas voluntariamente em benefício da sociedade em seu conjunto e sem que a retribuição econômica seja o principal fator de motivação”.
O voluntariado é uma prática positiva não apenas para quem recebe a ajuda, mas também para o próprio voluntário, pois permite que pessoas e comunidades participem em seu próprio crescimento. Conforme a UNV (ONU Voluntários), “através do voluntariado, cidadãos constroem sua resiliência, aumentam sua base de conhecimento e ganham senso de responsabilidade pela sua comunidade. A coesão social e a confiança são fortalecidas através de ações voluntárias individuais e coletivas, levando a resultados sustentáveis de pessoas para pessoas”.
Junte-se à AAHumap
As pessoas interessadas odem se associar à AAHumap devem preencher um formulário que se encontra disponível no Facebook e no Instagram, e também fica com a Associação, caso a pessoa queria preencher em forma de papel.
Instagram: https://instagram.com/amigosdohumap
Facebook: www.facebook.com/AAHUMAP
Para contribuir com doações em dinheiro:
Sicredi União – Agência: 0911 – Conta Corrente: 30796-5
CNPJ: 40.047.344/0001-70 – Associação dos Amigos do Humap-UFMS