Alunos da Educação Básica farão a cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS 2023

Com o objetivo de aproximar alunos e professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Campo Grande, o projeto de extensão Prática Educomunicativa – Repórter Júnior disponibilizou 30 vagas para repórteres juniores e 10 para tutores realizarem a cobertura jornalística educomunicativa do maior evento científico de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no portal até o dia 11 de setembro. 

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica e coordenadora do projeto, Rose Mara Pinheiro destaca a importância da prática educomunicativa, que busca extrair o melhor da comunicação e da educação, por meio do diálogo e do protagonismo do aluno. “Ao mesmo tempo que a educação pode aprender com a comunicação, a comunicação pode aprender com a educação”, reforça.

Apesar de ter o viés jornalístico, o projeto não tem o propósito de formar jornalistas. A ideia é que os alunos entendam os mecanismos dos meios de comunicação, contribuindo para uma formação cidadã. “O que se espera é que eles estejam mais atentos à produção dos meios de comunicação hoje em dia, que saibam se colocar nas redes sociais e consumam informação de uma maneira diferenciada. Nisso, a gente tenta combater a desinformação”, explica.

A professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Ângela Prado participou de edições do Repórter Júnior, desde 2019. “Aprendi muito e enriqueci minha prática pedagógica, além de ficar orgulhosa pelos resultados apresentados por meus alunos a partir dos conhecimentos adquiridos por eles nas oficinas oferecidas no projeto. É muito interessante ver como a educomunicação auxilia nossos alunos a desenvolver seu potencial e mostra como eles têm condições de atuar como protagonistas e aprender muito mais”, ressalta. 

Estudante do curso de Jornalismo da UFMS, Felipe Kahlil Costa Brazil participou da edição do Repórter Júnior em 2022 quando estava no último ano do ensino médio  e conta que, com o projeto, descobriu sua vocação. “Posso dizer que nesse momento de realizar entrevistas, gravar passagens e off, fiquei encantado com a atividade. Assim, tive certeza da minha escolha de curso”, relata.

Arthur Penna Ayres também já participou do Repórter Júnior enquanto aluno do Ensino Médio. Atualmente, ele é estudante do curso de Jornalismo da UFMS e bolsista do projeto. Arthur diz que a experiência o ajudou com a timidez, nervosismo e o ensinou a trabalhar em equipe, além do aprendizado sobre educomunicação. “Sou muito grato ao projeto, pelas oportunidades que obtive por meio do Repórter Júnior”.

Para a estudante do curso de Jornalismo e bolsista do projeto, Fernanda Sá Justo, o Repórter Júnior oferece uma experiência importante ao aproximar os alunos da Universidade, além da troca com os estudantes de graduação. “Sobre o projeto em si, são meses de preparação para esperarmos os alunos aqui e darmos a melhor experiência durante as oficinas e a cobertura do Integra. Ver a animação deles com a nossa futura profissão, quando conhecem os estúdios de Rádio e TV é muito gratificante”, complementa.

Durante a cobertura do Integra UFMS 2023, os alunos exercerão a função de repórteres juniores e os professores serão os tutores. Os selecionados farão a apuração, redação e publicação de textos, o registro fotográfico e audiovisual, e entrevistas com participantes, professores, pesquisadores e estudantes durante o evento. 

Para prepará-los para a cobertura jornalística, serão oferecidas oficinas preparatórias de vídeo, rádio, texto e fotografia, e mídias sociais. Serão cinco encontros presenciais, nos dias 16, 23 e 30 de setembro, 7 e 21 de outubro, sempre das 8h às 12h, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão. Os materiais produzidos poderão ser divulgados na página do Integra UFMS e compartilhados nas redes sociais do evento e nos perfis institucionais da Universidade, bem como na TV UFMS.

Inscrições

Alunos e professores interessados devem fazer a inscrição no portal do Integra UFMS. Os alunos ainda devem elaborar um texto de até 10 linhas para responder a seguinte pergunta: “Por que quero participar da cobertura educomunicativa durante o Integra UFMS 2023?”. Também é preciso enviar um vídeo criativo de apresentação pessoal, de no máximo 1 minuto. O vídeo de inscrição pode ser gravado, editado e pensado de forma livre, e deve ser postado no YouTube ou disponibilizado no Google Drive. Confira o edital para mais informações. 

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também