ALEMS promove na sexta-feira audiência para debater reativação da Malha Oeste Ferroviária

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) promove na próxima sexta-feira (9), a partir das 9h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a audiência pública com o tema “A importância da reativação da Malha Oeste Ferroviária: Mato Grosso do Sul nos trilhos outra vez”.

Proposto pelo deputado estadual Zeca do PT e deputado federal Vander Loubet (PT), o evento reunirá autoridades para debater a retomada da Malha Oeste, antiga Noroeste do Brasil, que tem 1.923 km de ferrovia e liga Corumbá a Mairinque (SP). A previsão de investimento é de R$ 18 bilhões no período de 60 anos, conforme informações divulgadas pelo Governo do Estado.

“Esse debate busca entender quais são as iniciativas necessárias para reativação da Malha Oeste Ferroviária. O transporte ferroviário, tão pujante décadas atrás, hoje é uma alternativa extremamente viável para desafogar o transporte de cargas nas rodovias, que se encontra saturado e, com a Rota Bioceânica, a situação deverá ser ainda mais complicada nas estradas”, disse Zeca do PT.

Outro assunto a ser debatido é sobre os caminhos de ferro de bitola, existentes atualmente em Mato Grosso do Sul. “Há estudos que indicam que o transporte de cargas em estradas de ferro de bitola estreita é viável, sendo necessário apenas recuperar a nossa malha para consolidar o transporte ferroviário, como uma ótima opção para escoamento de produção”, afimou o deputado estadual.

Em tramitação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o processo de relicitação da Ferrovia Malha Oeste está sendo acompanhado pela ALEMS, por meio da Comissão Temporária instituída pelo Ato 83 de 2024.

A audiência pública poderá ser acompanhada pelo FacebookInstagramTwitter e Youtube e Portal da ALEMS. Confira também pela TV Assembleia MS nos canais 7.2 e 9 da Claro NET TV, e ainda pelo link TV ALEMS. Ainda pela Rádio ALEMS na FM 105.5 ou pelo link Rádio ALEMS

 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também