Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, será realizado no dia 26 de junho, próxima quarta-feira, a partir das 13h30 no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, na Casa de Leis.
O seminário, que integra as ações do Junho Prata, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, vai reunir representantes do Governo e da sociedade civil e oportunizar o debate sobre envelhecimento com dignidade, o Fundo Nacional da Pessoa Idosa e outras políticas em defesa dos direitos dos idosos. Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário, clicando neste aqui.
O evento é realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
Programação
Estão previstas duas palestras e uma mesa redonda. A primeira palestra será proferida pelo secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDFC), Alexandre da Silva. Ele vai falar sobre programa, projetos e ações da Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa para o enfrentamento às violências contra a pessoa idosa.
A segunda palestra tem como tema “Envelhecimento com dignidade: o papel transformador do Fundo Nacional da Pessoa Idosa na Construção de uma Sociedade Inclusiva e as Diretrizes Emergentes das Conferências de 2024”. Esses assuntos serão discorridos pelo presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.
Após o intervalo, na segunda parte dos trabalhos, está prevista a realização de uma mesa redonda. Participam da mesa representantes da Frente Parlamentar do Idoso, da Subsecretaria da Pessoa Idosa, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o secretário Alexandre da Silva e o presidente Raphael Castelo Branco.
Confira aqui o convite e a programação do seminário.
População de idosos em MS cresce 59% em dez anos
Mato Grosso do Sul, assim como o restante do país, apresenta crescimento acelerado da população de idosos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Trimestral (PNAD/T), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, no Estado, no primeiro trimestre deste ano, 396 mil pessoas com 60 anos ou mais.
Esse número representa envelhecimento significativo da população sul-mato-grossense. Em dez anos, o crescimento dessa parcela populacional é de 59% – no primeiro trimestre de 2014, eram 248 mil pessoas com 60 anos ou mais. E, em apenas um ano, a alta é de 8,2% – havia 366 mil idosos em Mato Grosso do Sul nos três primeiros meses de 2023.
Serviço
O 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa será aberto a toda sociedade e à imprensa. A ALEMS está localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9, em Campo Grande.
O evento terá cobertura jornalística da Comunicação da ALEMS e transmissão ao vivo pelas mídias sociais oficiais do Parlamento: no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e no Portal da ALEMS. O seminário também poderá ser conferido pela TV Assembleia nos canais 7.2 (sinal aberto) e 9 (Claro NET) e pelo link TV ALEMS, e, ainda, pela Rádio ALEMS – FM 105.5.
Por: Osvaldo Júnior Foto: Luciana Nassar
Fonte: Agência Alems