A campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio, chegou a uma nova etapa com realização palestras no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e às crianças que fazem parte de projetos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). A Psicóloga Juliana Belloni Furlan esteve com idosos e crianças, fornecendo dicas para evitar o processo depressivo que leva ao suicídio.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, explicou que infelizmente a depressão é uma doença silenciosa que vem ceifando vidas em todo o mundo e em pessoas de todas as idades. “É muito importante este trabalho desenvolvido pelas psicólogas que atuam em Ribas do Rio Pardo. A Psicóloga Juliana Belloni fez palestras esclarecedoras para os idosos e crianças. Hoje em dia, quanto mais informações tivermos, melhores serão as ações de enfrentamento, sejam quais forem as questões”, destacou Jaqueline Arimura.

O Setembro Amarelo – uma campanha do Ambulatório de Psicologia, que pertence ao Centro de Especialidades Médicas (CEM) – prossegue até o fim deste mês com uma série de plantões nos postos de saúde. Na última quarta-feira (13), o plantão psicológico foi realizado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Estoril. No dia 18 deste mês, o plantão será realizado na ESF Sâo João, também às 18h. No dia 20, o plantão psicológico será na ESF São Sebastião, às 18h.

Entre os dias 18 e 22 deste mês, a 9ª Campanha Municipal de Prevenção ao Risco de Suicídio e Valorização da Vida vai discutir as estratégias de resolução de demanda reprimida no Ambulatório de Psicologia, que será realizado na sede do Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na rua Carlos Anconi, no bairro Vista Alegre.

No dia 21 deste mês, o Ambulatório de Psicologia se voltará para os temas relacionados à saúde mental nas escolas, em uma atividade com os Diretores e Coordenadores Escolares. Em seguida, haverá ações práticas de acolhimento psicológico, junto com a promoção do bem-estar emocional.
Entre os dias 25 e 28 haverá o Seminário Saúde Mental na Escola, que abordará as sessões práticas de controle de ansiedade com alunos do Ensino Fundamental II e ainda contará com plantões psicológicos. Para encerrar o Setembro Amarelo será realizado o plantão psicológico no CEM, no dia 28 deste mês, às 8h.