Visando desenvolvimento turístico, Coxim busca se associar a ACEPAN

A Prefeitura Municipal de Coxim através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e da Gerência de Turismo e Gerência de Meio Ambiente, busca associar o município na ACEPAN – Associação Cerrado Pantanal, Instância de Governança Regional – formada por associados dos municípios Sul-mato-grossenses de Alcinópolis, Costa rica, Coxim, Figueirão, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraiso das águas.

Na reunião que contou com a participação do Gerente de Turismo Ederson Lorene, do Gerente de Meio Ambiente Leonardo Balan e do Presidente da ACEPAN Luiz Roberto Roque, foi tratado os tramites para que o município possa se associar, até o presente momento o Município de Coxim embora contido na Rota Cerrado Pantanal não se encontra no quadro de associados. Tratou-se da possibilidade de parcerias para eventos, formação de novos produtos turísticos, capacitação de mão de obra e promoção dos produtos consolidados.

Conforme Lorene, após assumir uma pasta com mais de cinco anos sem gerência sem estrutura física e humana, mas com união há de se ter desenvolvimento turístico e oportunidades para empresários do setor:  “o desenvolvimento do Turismo depende da união de todos interessados, devemos deixar os interesses individuais e preferências partidárias de lado é pensar na região, no coletivo, precisa da participação atuante da iniciativa privada, eles que fazem o turismo acontecer, nos enquanto setor público devemos abrir caminho, dar condições de trabalhos para os empresários entusiasta do turismo, pegamos uma gestão desalinhada com o progresso do setor, fora do mapa turístico estadual e federal, não inclusa no quadro de associados da ACEPAN, repartição precisando de estruturação física e humana, a pasta já ia para 5 anos sem gerente, estamos organizando “a casa” criando condições de trabalho”. Disse o Gerente.

 “É importante o desenvolvimento com orientação técnica, desta maneira garantirá exploração sustentável, o setor do meio ambiente acompanha os trabalhos e está inteiramente a disposição para fazer o setor de Turismo progredir”. Concluiu Leonardo Balan.

ACEPAN é uma entidade caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental, não possui caráter político-partidário. A gestão é constituída por empresas do setor turístico, prefeituras e demais parceiros, tem como objetivo fomentar o rumo turístico da região norte do Estado de Mato Grosso do Sul, elevando assim o interesse de turistas sobre a região em questão. Aliado a isso será oferecido apoio e orientações que incentivam o rumo turístico dentro da Rota Cerrado Pantanal e assim haja um aumento na procura de serviços e produtos do ramo turístico norte do Mato Grosso do Sul.

Com informações Gerência de TurismoFonte: AssCom/Augusto Marques

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também