Veterinário da Prefeitura de Coxim realiza procedimentos gratuitos

A Prefeitura de Coxim através da Gerência de Fomento Agrário disponibilizou, gratuitamente, médico veterinário para realizar procedimentos gratuitos em animais de produtores rurais. Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.

Para o prefeito Edilson Magro, a valorização do pequeno produtor e da agricultura familiar sempre foi uma de suas prioridades: “sempre pedi a minha equipe para ter uma atenção especial com a área rural, principalmente, com o produtor que gera renda com a sua família”. Disse o prefeito.

Nesta quarta-feira (11), o médico veterinário Maike Campoi e o gerente de fomento agrário Adilson Silva (Galizé) estiveram na Associação Nova Aliança prestando vários serviços de assistência técnica rural, no local foram realizados:

Cirurgia em vacas de Leite – Retirada de Gabarro (Hiperplasia interdigital) animais com esta enfermidade tem dificuldade de se locomover, sentem dor, levando o produtor ter queda na produção de leite e perda do animal se não for corrido o problema;

Mochação de Bezerras Leiteiras feita em animais jovem com até 45 dias, consiste no impedimento do crescimento do botão córneo. Esse método evita futura descorna técnica invasiva e dolorosa para o animal. Animais que possuem chifre podem acidentar com outros animais, além de tornar o manejo mais difícil, logo, precisarão de uma metragem maior de cocho, visto que animais com chifres tendem a ser dominantes, exatamente por usá-los para se proteger;

Vacinação de fêmeas de leite de 3 a 8 meses contra brucelose. Técnica que demanda um atestado veterinário e realização por médico veterinário ou pessoal com capacitação em vacinação.

A Gerência de Fomento Agrário, que subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, tem atendido vários pequenos produtores rurais do município de Coxim, com escavação de tanques para piscicultura, bebedouros de gado, entre outros trabalhos assistência rural.

Fonte: Augusto Marques

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também