Van dos Direitos: Serviço Móvel da Defensoria Pública de MS completa 1 ano de ações com mais de 9 mil atendimentos

Na foto da primeira ação, a defensora pública de Segunda Instância, Maria Rita Barbato, à época, primeira subdefensora pública-geral. Ao fundo, o coordenador do Nudedh, defensor público Mateus Sutana, atende outra assistida dentro da Van. 

A Defensoria Pública de MS celebra um ano do projeto Van dos Direitos, que leva o atendimento móvel às vias urbanas, regiões de difícil acesso, aldeias, quilombos e comunidades ribeirinhas de todo o Estado. No período de um ano foram contabilizados mais de 9 mil atendimentos em quase 100 ações.

Em 7 de julho de 2021, o utilitário totalmente adaptado para atendimentos saía da Unidade Afonso Pena com destino à primeira ação noturna na Praça Aquidauana, em Campo Grande. A ocasião marcou o início de uma verdadeira busca ativa para prestar um atendimento efetivo à população hipervulnerável, que não consegue se dirigir às unidades.

A defensora-pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, destaca que as ações fortaleceram parceiras e o diálogo com o Executivo estadual, municipal, ONGs e associações de bairro.

“É com muita alegria que a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul celebra um ano deste projeto que tira da invisibilidade a população hipossuficiente que necessita dos serviços da Instituição. É importante destacar o trabalho em conjunto com os poderes, projetos sociais e lideranças de bairro, ponto fundamental para o avanço de várias políticas públicas. Nossa gestão prioriza o consenso e as defensoras e defensores públicos que vão até a comunidade atuam, com um só propósito: garantir à cidadã e ao cidadão sul-mato-grossense o acesso à justiça”, frisa a defensora pública-geral.

Em 2021, de julho a novembro foram 5.776 atendimentos; já neste ano, de março a junho são registrados 3.202.

O projeto “Vans dos Direitos” foi implementado em razão de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com recurso proveniente de emenda parlamentar do, então, senador da República por Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka.

Por Danielle Valentim

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também