“Vacinação para professores representa esperança de um retorno seguro”, afirma promotor de Justiça

Sem aulas presenciais há mais de um ano, os prejuízos para as famílias vão além do déficit educacional. Sem escolas e Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) muitos chefes de família perderam oportunidades de trabalho. O desemprego e a fome se fizeram presente em muito lares.

A vacinação para professores iniciou nesta semana em Dourados, com a inclusão da categoria do cronograma de imunização, a prefeitura pretende retomar as aulas no município. Para o promotor de justiça, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, a medida é um alento. “É uma esperança, é um anseio da categoria, mas também um anseio da sociedade, dos pais, das mães, e também de toda a coletividade, porque a escola, todos nós sabemos é maçante esse conceito, mas é o futuro do país. A gente passar em frente dos estabelecimentos de ensino do município, do estado, e verificarmos que eles estão fechados há mais de ano, não contemplando a sua finalidade, é triste”, declarou.

Ainda segundo Terçariol, a vacinação permite o retorno, principalmente das mães, ao mercado de trabalho. “A gente sabe que a fome, o desemprego, a dificuldade financeira assolou muitas famílias com essa pandemia. E com o retorno das atividades escolares, isso vem amenizar para as famílias, as famílias deixam os seus filhos nas escolas e conseguem, de alguma forma, procurar emprego conseguir um sustento extra para os seus lares”.

Para o prefeito Alan Guedes a imunização representa esperança. “Precisamos retornar, mas precisamos fazer isso de forma segura, com critérios bem definidos e com planejamento. A vacinação é uma esperança para que possamos planejar essa volta e sabemos que é uma expectativa de todos”, pontuou.

Após o esquema vacinal, o primeiro passo será fazer um diagnóstico da educação, dos alunos. “Precisamos saber como estão essas crianças e adolescentes, fazer o acolhimento e entender qual estágio de aprendizagem, para então reformularmos nossas ações”, explicou a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.

“A volta às aulas tem um significado simbólico muito importante que é recuperar o provável e possível déficit de aprendizagem que nós vamos ter com as nossas crianças. Precisamos criar ferramentas de aprendizagem e metodologias novas pra poder recuperar esse tempo perdido. Então, é fundamental que a rede se articule com outras redes municipais, estaduais e, inclusive, com tudo que o Ministério da Educação tem provido de ferramentas para poder trazer novas metodologias e ferramentas para nossa rede”, declarou o secretário de Governo e Gestão Estratégica do município, Henrique Sartori.

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