UEMS/Jardim: projeto de Residência Pedagógica atende cerca de 750 estudantes do Ensino Médio

O Subprojeto de Língua Portuguesa do Curso de Letras, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Unidade de Jardim, inserido no Programa Institucional Residência Pedagógica, atendeu cerca de 750 estudantes do Ensino Médio, durante um período de 18 meses, em nove escolas estaduais distribuídas nos municípios de: Jardim, Bela Vista, Nioaque (área urbana e área Indígena), Guia Lopes da Laguna e Bonito.

Os resultados foram decorrentes de ações pedagógicas do Subprojeto de Língua Portuguesa e voltaram-se à área de Linguagens e suas tecnologias, na ênfase no enfrentamento de inúmeros desafios em contextos adversos do presencial ao virtual em contexto pandêmico – Covid 19, no Ensino Médio, da rede pública.

O período de execução do Subprojeto de Língua Portuguesa foi de 18 meses, com encontros de estudo e formação da equipe, com captação de recursos externos, do governo federal, para o Curso de Letras da Unidade de Jardim da UEMS e com a execução dos Módulos I e II previstos. Estas ações do Residência Pedagógica de Língua Portuguesa foram integradas ao Estágio Supervisionado Obrigatório de Língua Portuguesa II reforçando a formação do futuro profissional da área de Letras. O Programa de Residência Pedagógica não foi exclusivo do Curso de Letras – Unidade de Jardim, há outros Subprojetos na UEMS, visto que seguem por conta do Edital 01/2020/CAPES/UEMS e em convênios com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS.

O diferencial deste Subprojeto está no alcance e expansão com nove escolas estaduais distribuídas nos municípios de: Jardim, Bela Vista, Nioaque (área urbana e área Indígena), Guia Lopes da Laguna e Bonito. Esta territorialidade foi acompanhada pela coordenação institucional da RP/UEMS, da coordenação de área do RP de Letras CAPES/UEMS, a Coordenadoria Regional, das direções das escolas-campo, professoras de Língua Portuguesa, residentes de Letras e dos estudantes do Ensino Médio, das escolas-campo.

Para a 2ª edição desta ação, a coordenadora de área do Subprojeto, prof. Drª Adélia Maria Evangelista Azevedo – Letras – UEMS Jardim, solicitou a inserção da Escola Estadual Indígena Angelina Vicente – localizada na Aldeia Brejão – Nioaque – MS, com dois residentes, um da etnia Atikum e a segunda bolsista Terena. Esta iniciativa recebeu o apoio direto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com aprovação e o acompanhamento do coordenador institucional da RP CAPES/UEMS, prof. Dr. Lucelio Ferreira Simião, a aprovação em rede da SED/MS – CRE 7, e da direção local da Escola Indígena, prof. Otamir Souza da Silva, Aldeia Brejão – Nioaque – MS.

A equipe do Subprojeto da Unidade de Jardim contou com 24 bolsistas residentes, 06 voluntárias, 03 professoras preceptoras voluntárias, 06 professoras preceptoras voluntárias e 1 professora orientadora de áreas com bolsa do Curso de Letras, atuaram em ambientes virtuais da SED/MS por causa das restrições sanitárias da Pandemia. 

Em números aproximados, os frutos do Subprojeto de Língua Portuguesa atingiram diretamente um número aproximado de quase 750 estudantes do Ensino Médio, 30 acadêmicos (as) de Letras (24 bolsistas RP e 6 voluntários), 9 professoras preceptoras de LP (3 bolsistas e 6 voluntárias), 1 professora orientadora de área LP e as comunidades em geral”. 

As ações em diferentes dimensões (ensino, pesquisa e extensão) foram responsáveis por reflexões teóricas e a produção das intervenções pedagógicas – Atividades Pedagógicas Complementares  de Língua Portuguesa, defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso a partir de temáticas do RP, aprovações em processos seletivos de professoras preceptoras do RP, em Programas de Mestrado (Acadêmico e no PROFLETRAS – CG) e participações dos (as) residentes no VII ENEPEX e XI EPEX, realizado em outubro de 2021 – na UEMS e UFGD.

“As ações pedagógicas planejadas e executadas em rede auxiliaram na divulgação junto à comunidade do Curso de Letras – UEMS – Unidade de Jardim e nos Subprojetos da UEMS, no reconhecimento do Residência Pedagógica/CAPES/UEMS, juntamente com o Pibid de Língua Inglesa. Destaca-se o protagonismo de futuros profissionais da área de Letras e demais residentes da UEMS a partir de investimentos financeiros em bolsas pela CAPES expandem em diferentes frentes humanitárias da educação de qualidade/gratuita”, destacou a coordenadora de área do Subprojeto, prof. Drª Adélia Maria Evangelista Azevedo.

A residente do Subprojeto da Unidade de Jardim, Lyandra Seixas, ressalta que valoriza todas as Atividades Pedagógicas Complementares  de Língua Portuguesa que fez e corrigiu, “pois vejo que o ensinamento foi como uma via de mão dupla, não só ofereci o que sabia, mas sobretudo aprendi, errei, aprendi mais um pouco, falhei, não desisti, persisti, entreguei todas as atividades no prazo para as professoras aprovarem e só depois mandarem aos alunos (as)”, disse.

João Carlos Velásquez, residente e agora graduado em Letras, agradece a instituição financiadora. “Agradecemos aqui, a CAPES, instituição financiadora e de incentivo à capacitação de acadêmicos (as) estagiários no Brasil todo e de modo especial, 2020-2021, com inúmeros desafios. Cremos na pesquisa, nas ciências e no investimento financeiro da formação acadêmica e que em rede auxilia às professoras preceptoras de Língua Portuguesa e toda a comunidade escolar”, falou ele.

A professora, Lucimar Pereira Reter, preceptora de projeto de Residência Pedagógica,  e, atualmente, acadêmica do PROFLETRAS na UEMS,  destaque que “o Programa Residência Pedagógica – Subprojeto de Letras – Unidade de Jardim representa um avanço quando une acadêmicos do curso de Letras, professores da rede e discentes da educação básica. Extensivo para as demais áreas do conhecimento vai muito mais além da teoria. Gera interação, traz inovações e avança em novos paradigmas à prática escolar”. 

Comunicação da UEMS

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também