116 acadêmicos foram selecionados em várias cidades do Estado para trabalhar em repartições públicas.
Por:Katiuscia Fernandes ACS / UEMS CG
A turma com os 116 estagiários selecionados na 3ª edição do Programa Estágio Supervisionado participou da recepção realizada no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande.
Dentre os selecionados há acadêmicos da da UEMS, UFMS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Anhanguera-Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
Durante a solenidade, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, que representou o governador Eduardo Riedel, destacou que essa será uma grande oportunidade para os estudantes conhecerem como funciona a gestão pública. “Com esta turma já são 300 estudantes neste programa, que proporciona esta experiência profissional”.
Já a primeira-dama Mônica Riedel ressaltou que os estudantes terão a oportunidade de aprenderem dentro do poder público e adquirirem experiência. “Além disso, eles ainda vão contribuir com seus gestores. Todos vão sair ganhando. Serão recém-formados preparados para o mercado de trabalho”.
Reitor da UEMS durante solenidade do 3ª edição do Programa Estágio Supervisionado. (Foto: Leandro Benites)
O anfitrião da cerimônia, reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, falou sobre a importante da oportunidade que os jovens terão ao conhecer de perto como é a gestão de um Estado. “Eles serão capacitados profissionalmente para depois serem absorvidos não só pela administração estadual, como também pela iniciativa privada”.
Seleção
Os novos estagiários foram selecionados depois de uma prova objetiva e capacitação profissional. Eles começam a trabalhar nas repartições públicas a partir de sexta-feira (11). São acadêmicos dos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. O período de estágio é de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
Os estudantes cumprem uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio no valor de R$1.100,00, auxílio transporte de R$200,00 e seguro. São acadêmicos matriculados a partir do 3° ano ou 6° semestre.