TJMS rumo à Certificação: Importância da participação dos colaboradores no processo de implantação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em abril deste ano, deu início a uma consultoria para obter as certificações ISO 9001 e 37001. Com a primeira, que se baseia na gestão da qualidade, o Tribunal pretende incrementar seus mecanismos de atendimento às partes interessadas, de gestão processual, e de celeridade dos serviços. Já com a ISO 37001, voltada para a gestão antissuborno, o TJMS almeja aprimorar sua política interna de anticorrupção, mediante o estabelecimento de procedimentos que evidenciem a integridade e a transparência da própria instituição. Para o sucesso, porém, na obtenção de ambas as certificações é de extrema importância o comprometimento de todos os colaboradores.

A gestão de qualidade objetivada pela ISO 9001, por exemplo, somente se tornará realidade no TJMS à medida que seus colaboradores, em especial, servidores e magistrados, auxiliem na identificação das áreas que necessitam de melhoramentos, estejam abertos às mudanças advindas da implantação dessa nova forma de gestão, bem como se encontrem aptos para executá-las. Dessa forma, é essencial que todos participem de eventuais pesquisas para levantamentos de dados e reconhecimento dos chamados “gaps” (lacunas e falhas de competências e atribuições), assim como de cursos e treinamentos promovidos para preencher esses mesmos vazios de conhecimento.

Em relação à norma ISO 37001 não é muito diferente. Para que se obtenha referida certificação, mais importante do que a administração do TJMS definir ações para contemplar os riscos de suborno e os seus objetivos antissubornos, é a participação de todos os servidores e magistrados em programas e treinamentos de conscientização, a fim de que possam identificar tanto situações de suborno cometidos por colaboradores, quanto por terceiros em prejuízo do Tribunal.

A participação ativa de servidores e magistrados, por sua vez, traz benefícios que ultrapassam a obtenção das certificações ISO. O alinhamento de pensamento de todos os colaboradores, independente de cargos e posições, proporciona uma gestão integrada, portanto, unificada em todos os setores do TJMS. Com isso, há o incremento dos processos internos do Tribunal, otimizando o trabalho, amenizando riscos e diminuindo desperdícios.

Válido ainda frisar que quanto mais qualificados e motivados são os colaboradores, melhor será o desempenho do TJMS como órgão, garantindo maior credibilidade perante a sociedade como um todo e honrando seu compromisso com a ética e o zelo na prestação da atividade jurisdicional.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação

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