TJMS rumo à Certificação: Benefícios com a implantação do sistema de gestão de qualidade

A ISO é uma organização internacional independente e não governamental que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas.

Dentre os mais de 22 mil padrões internacionais já publicados, destaca-se a certificação ISO 9001, hoje a norma com maior número de organizações certificadas em todo o mundo por ser aplicável a qualquer tipo de organização pública e privada. O certificado, cuja validade é de três anos, tem auditoria de manutenção anual e a cada triênio uma nova auditoria para recertificação.

Desde abril deste ano, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul iniciou uma consultoria para alcançar referida certificação. Com a ISO 9001, que se baseia na gestão da qualidade, o Tribunal irá aprimorar seus mecanismos de atendimento às partes interessadas, de gestão processual e de celeridade dos serviços. Entre os principais benefícios desta certificação está a melhoria contínua dos serviços prestados pelo TJMS, por meio da correção de erros, redução de custos e extinção de processos ineficientes. Assim, a busca pela ISO 9001 é uma meta que representa ganhos para todos: jurisdicionados, colaboradores e o próprio órgão.

Em relação aos jurisdicionados, o melhoramento acontece ao passo que, com a ISO 9001, o TJMS redireciona um pouco mais o foco de si mesmo e passa a voltá-lo para os cidadãos que o procuram, a fim de conhecer quais são seus problemas, demandas, desejos, opiniões. Na posse desse vasto leque de informações, o Tribunal pretende perceber quais dos serviços que oferece vão ao encontro das expectativas de seus jurisdicionados e, assim, aprimorá-los, garantindo a satisfação da sociedade com a justiça.

Nesse intento, o envolvimento dos colaboradores torna-se uma peça fundamental, pois ninguém melhor do que as pessoas que trabalham no órgão para identificar as áreas que necessitam serem melhoradas. Desta forma, com a ISO 9001, os colaboradores são instigados a alinhar pensamentos, convidados a opinar, a ajudar, a executar, a aceitar a mudança, o que, por consequência, gera motivação nesses mesmos colaboradores e cria uma cultura de melhoria e análise de benefícios sistemática. Tudo isso, por sua vez, incrementará os processos internos do Tribunal, diminuindo o chamado retrabalho e o desperdício, seja de tempo, seja de materiais.

Percebe-se, portanto, que, ao final, os ganhos que o TJMS receberá com a certificação ISO 9001 são, na verdade, meros reflexos dos benefícios e vantagens que, tanto os jurisdicionados, quanto seus colaboradores, irão adquirir com as mudanças advindas da busca pela própria certificação.

Uma vez que os cidadãos estiverem mais satisfeitos com os serviços prestados pela justiça estadual, e os colaboradores mais integrados e motivados a prestarem esses mesmos serviços, o TJMS, como instituição, terá maior credibilidade perante a sociedade como um todo e honrará seu compromisso com a ética e o zelo na prestação da atividade jurisdicional, o que é, em verdade, seu real e último objetivo.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação 

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