Verzani & Sandrini utiliza novas tecnologias em facilities ampliando as possibilidades do serviço no dia a dia
A Verzani & Sandrini, empresa líder do setor de facilities no país, tem se especializado cada vez mais em levar segurança e serviços unindo tecnologia à experiência de seu time de colaboradores. A IoT (Internet das Coisas) tem sido a principal solução para aprimorar as atividades diárias, com uso tanto para a equipe administrativa, que pode ter um controle maior sobre as demandas, quanto para a equipe operacional, possibilitando maior eficiência.
A modernização, do ponto de vista de sistemas, traz grande variedade de possibilidades para o negócio, oferecendo desde ferramentas que auxiliam o time de backoffice nos processos de contratação e gestão de ponto, até ferramentas de gestão operacional com foco no dia a dia do escopo contratado.
Na parte de operações, a tecnologia possibilita que as máquinas possuam aplicações mais simples, como a rastreabilidade do uso do equipamento, possibilitando uma programação eficiente de manutenções preventivas, além de identificar o comportamento do usuário durante o uso do equipamento. Já em casos mais avançados, pode auxiliar na realização de tarefas de forma semiautônoma, permitindo que o operador realize outras tarefas e manipule o equipamento apenas para algumas intervenções.
Shopping Center
O uso de tecnologia em shopping centers permite ao profissional de facilities realizar a gestão baseada em dados, facilitando o gerenciamento de tarefas, alocação de recursos e tomadas de decisões, além de facilitar a gestão de funcionários e setores diversos dentro de um sistema complexo como um centro de compras.
Por meio do uso de sensores, por exemplo, é possível identificar o comportamento do público num determinado ambiente, disparando alertas quando há aumento no fluxo de pessoas no local. Esse rastreamento é possível por meio da identificação de equipamentos que emitem radiofrequência, como celulares ou smartwatches.
“Ainda, com a tecnologia, é possível monitorar a ação dos colaboradores na prestação de serviços ao cliente, possibilitando melhoria na gestão operacional e análise da execução do serviço de limpeza do shopping, ou até mesmo o recolhimento de bandejas na área de alimentação, por meio de uma central de controle operacional”, afirma Cesar Leonel, COO da Verzani & Sandrini
Para a área de limpeza, as tecnologias são aplicáveis aos processos e rotinas com o objetivo de otimizar as atividades de execução e gestão da operação. Do ponto de vista da execução, a aplicação se dá por meio de máquinas, equipamentos e produtos que otimizam três pontos: o tempo, a qualidade do esforço e a ergonomia do colaborador.
Tecnologias Sustentáveis
As tecnologias desempenham um papel fundamental na promoção de processos sustentáveis no mercado de limpeza profissional. “A integração de IoT nos processos permite uma gestão mais inteligente dos recursos, otimizando o uso de produtos químicos e minimizando o desperdício. Dessa forma, as tecnologias contribuem para a preservação do meio ambiente e promovem práticas mais sustentáveis no setor”, comenta Leonel.
Por exemplo, a utilização de equipamentos elétricos ao invés de equipamentos a combustão, sempre que possível, auxilia a reduzir o impacto ambiental causado pelas emissões de CO2, além de trazer mais conforto e segurança no ambiente por meio da baixa emissão de ruídos e a mitigação de riscos de incêndio.
Já a utilização de diluidores automáticos de produtos garante a diluição na concentração correta, eliminando o desperdício e permitindo a compra de produtos concentrados, garantindo uma logística de transporte mais eficiente, espaço para estocagem e descarte reduzido, o que reflete diretamente na redução dos custos operacionais.
Sobre a Verzani & Sandrini
Fundada em 1967, a VERZANI & SANDRINI tornou-se referência nacional na prestação de serviços. A organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com mais de 60 mil colaboradores. Em 2014, nasceu a Veman Engenharia e Manutenção oferecendo serviço de manutenção civil, elétrica e hidráulica. Desde então essas operações somaram ao trabalho em que a empresa já vinha se dedicando a desenvolver soluções completas de segurança patrimonial, eletrônica e de facilities, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.