Ter vontade de fazer cocô é mais comum no sexo anal, mas também pode ocorrer durante a penetração vaginal; entenda
Pode parecer inusitado, mas algumas pessoas sentem vontade de fazer cocô durante o sexo. Isso é mais comum em práticas anais, mas também pode ocorrer durante a penetração vaginal. Embora seja normal, é importante estar atento a alguns sinais.
Ao Metrópoles, a sexóloga Claudia Petry diz que existem algumas razões para que a pessoa fique com vontade de evacuar. Nos homens, por exemplo, a próstata pode ser estimulada indiretamente, causando uma sensação de pressão na área retal e, consequentemente, vontade de defecar.
“Além disso, os músculos pélvicos, incluindo o reto, podem se contrair de forma involuntária devido à excitação sexual e ao estímulo dos nervos na região. A ansiedade ou tensão emocional também podem afetar o funcionamento normal do sistema digestivo, resultando em desconforto ou vontade de defecar”, salienta.
No caso das mulheres, o biomédico Vitor Mello, pós-graduando em sexologia clínica, explica que a condição pélvica é particularmente sensível durante o ato sexual. Algumas posições podem fazer pressão no intestino grosso, tanto em estimulações anais diretas quanto em penetrações vaginais.
“Embora seja comum experimentar essa sensação, é fundamental diferenciar entre uma resposta natural do corpo e uma vontade incontrolável de evacuar, o que poderia indicar a necessidade de uma avaliação médica. Em geral, não há motivo para alarme, mas recomenda-se esvaziar o intestino antes da relação sexual”, emenda.
Problema de saúde
Os especialistas concordam que sentir vontade de fazer cocô durante o “rala e rola” é normal, especialmente durante o sexo anal. Mas, alguns sinais podem indicar problemas de saúde. Isso inclui incontinência fecal, dor intensa, sangramento retal ou alterações nos hábitos intestinais fora do contexto sexual.
“Mulheres que passaram por múltiplos partos naturais podem estar mais propensas a problemas musculares no assoalho pélvico, o que pode contribuir para essas sensações”, elucida o biomédico Vitor Mello.
Westend61/Getty Images
Estes sinais, segundo a sexóloga Claudia, são capazes de causar “infecções, inflamações, obstruções intestinais, hemorroidas, fissuras anais, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal ou câncer colorretal”.
Dicas para controlar a vontade
Confira abaixo algumas dicas dos especialistas para controlar a vontade de fazer cocô durante o sexo:
- Esvaziar o intestino: antes do sexo, esvaziar completamente o intestino, especialmente a parte final do cólon, pode reduzir a pressão e minimizar a sensação de evacuação.
- Lubrificação adequada: durante o sexo anal, o uso de lubrificantes adequados pode reduzir o atrito e desconforto, ajudando a diminuir a sensação de pressão no reto.
- Experimentar diferentes posições: alguns casais descobrem que certas posições sexuais exercem menos pressão no intestino grosso, o que pode reduzir a sensação de vontade de evacuar.
- Alimentação balanceada: seguir uma alimentação balanceada e rica em fibras pode ajudar a regular o funcionamento do intestino. Certifique-se também de beber bastante água para manter a hidratação adequada.
- Comunicação: falar com o parceiro sobre essa questão pode ajudar a regular a intensidade ou o ritmo da atividade sexual para reduzir o desconforto.
- Técnicas de relaxamento: respiração profunda ou meditação pode controlar a ansiedade ou tensão que contribuem para a vontade de defecar durante o sexo.