Sejusp firma parceria com Energisa para levar Projeto de Eficiência Energética para mais unidades de segurança

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Energisa, que vai garantir mais economia de energia elétrica e tornar mais eficiente o consumo energético em algumas unidades de segurança pública de Campo Grande.

Nesta etapa serão beneficiados com o Projeto de Eficiência Energética a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), a 5ª Companhia de Polícia Militar e o prédio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que abriga também o Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil, o Departamento de Recursos e Apoio Policial (Drap) e o novo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste (CIISPR-CO), que será inaugurado ainda este mês em Campo Grande.

A parceria firmada prevê investimentos de mais de R$ 792 mil, por parte da Energisa, para troca de aparelhos de ar condicionado e eletrodomésticos das unidades de segurança, visando a redução do consumo de energia. “A 5ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande foi a primeira a receber o Projeto de Eficiência Energética, registrando uma economia significativa na conta de energia, daí a importância de levar o programa também para outras unidades”, explica o diretor do Drap, delegado Jairo Carlos Mendes.

O titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira, destacou durante a assinatura que a parceria vai contribuir para a redução de custos e melhoria da prestação dos serviços nas unidades de segurança. “As contas de energia elétrica representam um dos grandes gastos da segurança pública e, essa parceria, vem para contribuir com a redução desse custo, sem perder a qualidade dos nossos serviços”, frisou.

A partir de agora, a concessionária de energia dará início às atividades de levantamento de dados e elaboração de diagnóstico energético das unidades de segurança, para então viabilizar a execução do Programa de Eficiência Energética.
Além do diagnóstico, o programa prevê, de acordo com as necessidades, a troca de equipamentos de ar condicionado, refrigeração e iluminação antigos por outros que, além de modernos, têm o Selo Procel de Economia de Energia. O objetivo é garantir mais economia e segurança das instalações elétricas.

“Essa parceria da Energisa com a Sejusp possibilita o combate ao desperdício e fomenta o uso racional da energia, sem tirar o conforto dos servidores públicos, otimizando as condições para melhoria da segurança da população. Essa é mais uma oportunidade de garantir soluções inovadoras que beneficiem a sociedade como um todo”, Paulo Roberto dos Santos, Diretor Técnico Comercial Energisa em Mato Grosso do Sul.

A expectativa da Sejusp é que com a implantação do projeto haja uma economia de até 35% nas contas de energia elétrica das unidades de segurança beneficiadas. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou com as presenças do Comandante-Geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, da Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geise Rodrigues de Paula, entre outras autoridades.

Joelma Belchior, Sejusp

Foto: Arquivo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também