Seis pacientes da fila para UTI em Dourados serão transferidos para São Paulo

Seis pacientes que esperam por um leito de UTI em Dourados serão transferidos para São Bernardo do Campo, em São Paulo. A previsão é que a transferência aconteça na tarde desta quarta-feira (09), porém há possibilidade de alteração no cronograma devido à instabilidade climática.

A transferência, que tem a finalidade de garantir a saúde dos pacientes e melhorar o fluxo na fila de espera de leitos hospitalares, está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

Segundo a Sems, a previsão é que pacientes saiam de Dourados a partir das 14h. Não há mais leitos intensivos para atendimento de pessoas com covid-19 nos hospitais de todo Mato Grosso Sul, por isso, o esforço em conjunto para que ninguém fique sem atendimento.

Ao todo, no Estado há 593 vagas em UTI para assistência dos doentes com o novo coronavírus e todos estão ocupados. Em Dourados, a taxa de ocupação também está em 100%, com 35 pessoas aguardando uma vaga. O município tem ainda 95 pessoas internadas em leitos de enfermaria, sendo 45 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 34 em hospitais particulares. Das 71 pessoas internadas em UTIs hoje, 34 são de Dourados e outros 28 de cidades da macrorregião.

Na semana passada pacientes foram transferidos para Rondônia, após autorização dos familiares e dos próprios pacientes. A Sems alerta para que a população mantenha os cuidados básicos, evite aglomerações, use a máscara e álcool em gel. “Precisamos do esforço de todos para passarmos por esse momento difícil da saúde, que existe não só em Dourados, mas em todo país”, finalizou o secretário.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também