Rússia aprova sua terceira vacina contra a Covid-19

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Reprodução

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

MOSCOU — A Rússia aprovou, neste sábado, uma terceira vacina contra a Covid-19 para uso doméstico, afirmou o primeiro-ministro Mikhail Mishustin na TV estatal, embora os ensaios clínicos em grande escala do imunizante, rotulado CoviVac e produzido pelo Centro Chumakov, ainda não tenham começado.

A Rússia já aprovou duas vacinas contra a Covid-19, incluindo a Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou, que seguiu uma abordagem semelhante de aprovação antes de apresentar qualquer resultado de teste em estágio final.

A Sputnik V foi aprovada em agosto e os testes em estágio final começaram em setembro. A vacinação em massa iniciou em dezembro, depois que resultados preliminares mostraram que a vacina apresentou 91,4% de eficácia.

Desde então, mais de dois milhões de russos foram vacinados com pelo menos a primeira dose do imunizante, disse o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, em 10 de fevereiro.

A vacinação com um segundo imunizante, desenvolvido pelo Vector Institute em Novosibirsk, está começando.

Sobre a CoviVac

O Centro Chumakov, no qual a terceira vacina russa aprovada foi produzida, foi fundado em 1955 em São Petersburgo por Mikhail Chumakov, e é conhecido por seu trabalho com o cientista norte-americano Albert Sabin no auge da Guerra Fria, que levou à produção da amplamente usada vacina contra a poliomielite.

Ao contrário da Sputnik V, que usa um vírus do resfriado inofensivo modificado, que induz o corpo a produzir antígenos para ajudar o sistema imunológico a se preparar para uma infecção por coronavírus, a vacina CoviVac é uma vacina feita de um coronavírus que foi inativado ou que perdeu sua capacidade de se replicar.

— A vacina que desenvolvemos reflete toda a história russa da ciência das vacinas, bem como a global — disse o diretor do Centro Chumakov, Aidar Ishmukhametov, neste sábado.

A CoviVac é administrada em duas doses, com 14 dias de intervalo. Ela deve ser transportada e armazenada em temperaturas normais de geladeira, de 2 a 8 graus Celsius, afirmou a vice-primeira-ministra Tatiana Golikova, em um comunicado do governo em janeiro.

Fonte: O Globo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também