Rotinas para crianças e bebês e vitamina ‘S’ são essenciais para saúde dos pequenos, dizem especialistas

A rotina não é importante só para crianças, é necessária inclusive para o adulto

Rotinas, no plural, para assuntos diferentes não só são importantes como necessárias para saúde e bem-estar dos pequenos. Além disso, vitamina S de sujeira, esportes, prestar atenção no que os filhos comem na escola, devem tornar-se um hábito.

Para falar mais sobre este assunto os médicos da Unimed Campo Grande Dra. Ana Carolina Nasser, neonatologista, e Dr. Pedro Amaral, pediatra, explicam como a rotina é necessária para vida das crianças e também dos pais. Confira!

Por que ter uma rotina?

O bebê e a criança têm que ter uma rotina, sem sombra de dúvidas. Desde o pré-natal é importante que isto ocorra, é fundamental para o crescimento (tamanho, peso e tamanho da cabeça) e desenvolvimento (o que a criança vai fazer de acordo com a idade) da criança.

Na fase de recém-nascido não adianta a criança entrar na rotina da família, é a família que vai entrar na rotina da criança. Tudo é muito novo: rotina de aleitamento, rotina de banho, rotina de sono. Percebam, há a repetição da palavra rotina, porque são rotinas para assuntos diferentes, que ao longo do dia a família vai se adequar à nova rotina de ter um bebê em casa.

Independente da estrutura familiar que se vive, a criança deve sim ter uma rotina. Aliás, a rotina não é importante só para eles, é necessária inclusive para o adulto, que hoje está muito cansado, estressado e acaba não tendo uma rotina.

Dia e noite

Hoje em dia os próprios pais estão muito crus em saber que o bebê não sabe que dia é dia, noite é noite, e eles tentam ensinar isso para o bebê. Pode fazer uma rotina, abrir a janela e dizer que está de dia ou à noite ir para um ambiente mais reservado, fazendo de conta que a criança vai dormir, mas nada muito radical, porque o bebê não tem um ciclo sono vigília, de ter noção de em que período está.

Neurologicamente esta noção ocorre entre o 4º ou 5º mês, mas não que ela entenda e vá respeitar, mas ela tende a perceber.

Sono x Tablet e Celular

TV, tablet e celular atrapalham o sono das crianças. No mínimo uma hora antes de querer coloca-los para dormir tem que desligar tudo. Esse estimulo neurossensorial de contato com telas para crianças, as acelera.
Hoje o tablet e o celular, com certeza, são os maiores problemas que temos nessa rotina de sono para os pequenos.

Pais durante a noite

Os pais que só encontram a criança à noite e brincam de jogar para cima, de pular, jogar bola, parem de fazer isso, porque a criança faz um pico de endorfina que ela não consegue descansar. Isso também faz parte de ter uma rotina, tem que tomar bastante cuidado.

Alimentação de acordo com a idade

É preconizado sempre o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, ou seja, só peito para o bebê. Não é o chá, águinha, é só leite materno.

Em média 99% das mães acham que o bebê não está engordando, mas como ela vê o filho o tempo inteiro a percepção dela diminui. Como temos (nós médicos) a rotina do acompanhamento, que é extremamente importante, em cada faixa etária teremos um aporte nutricional adequado.

Casa e escola

A rotina familiar neste processo também é essencial. É função dos pais disponibilizar e fazer com que a criança experimente os alimentos. Precisa dar o exemplo.

Outro ponto que merece muita atenção e deve ser acompanhado é a alimentação dentro da escola, precisa saber o que comem enquanto estão neste ambiente.

A alimentação correta da criança inicia-se durante a gestação da mãe

Durante a gravidez, a gestante comendo bem passa essa informação para o bebê de que tudo está certo. Para a alimentação da criança o correto é começar com a alimentação correta da gestante, depois enquanto a mãe estiver puérpera. Precisamos nos nutrir adequadamente e ensinar às crianças.

Atividade física

É extremamente importante atividade física, que faz parte da rotina da criança. Claro que uma criança de 3 anos não vai para academia, mas ela tem que fazer algo, como correr no quintal de casa, por exemplo.

Até o recém-nascido precisa ser estimulado, tudo depende das fases do desenvolvimento, se ela senta, estimula, se está na idade correta de engatinhar, faz engatinhar e tira do colo, e por aí vai.

Qual o melhor esporte?

Algo muito bom, falando em esporte mesmo e pensando na parte cardiorrespiratória, no sono, é natação a partir dos seis meses. Cada faixa etária tem seu esporte ideal. Com 4 anos, por exemplo, a criança já tem percepção coletiva, uma arte marcial é legal, pois ela vai aprender a ter disciplina, hierarquia, entre outros. Na adolescência, esportes coletivos para entenderem que precisam de outras pessoas.

Vale reforçar que precisa levar em consideração que a criança precisa gostar do esporte, não adianta força-las se não gostam de determinada prática.

Vitamina S é importante

Lembre-se que criança tem que ser criança, ela não deve ser um pequeno adulto, é uma fase de aprendizado em que ela precisa ser bem orientada. Então, criança tem que ser criança, tem que se machucar, tem que brincar, tem que se sujar, ela precisa cair para aprender. Hoje as pessoas criam bonecos em uma redoma de vidro.

Pode ter cachorro, se espirrou limpa o nariz, tem que ter vitamina S de sujeira.

Para saber mais sobre o assunto acompanhe o episódio A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA VIDA DA CRIANÇA do podcast Cuidar de Você, com os médicos Dra. Ana e Dr. Pedro. Basta acessar nosso Spotify (https://bit.ly/PodcastUnimedCG) e Youtube (https://bit.ly/PodcastUnimedCGYoutube).

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também