Ronilço Guerreiro quer antecipação do cadastro para alunos que precisarão da gratuidade no transporte coletivo no dia da prova do Enem

Foram divulgadas as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que neste ano acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro. O Vereador Ronilço Guerreiro é autor da lei que garante o passe gratuito nos dias da prova e vai solicitar ao executivo municipal que o cadastro para que os alunos da Capital tenham o benefício seja feito no mesmo período de inscrições para o Exame, ou seja, de 27 de maio a 7 de junho.

“Na última edição do Enem já conseguimos colocar em prática a lei oferecendo o benefício aos estudantes, mas o curto período para solicitar a gratuidade acabou diminuindo o número de usuários, mas neste ano queremos antecipar e fazer o cadastro junto ao Consórcio Guaicurus durante o período de inscrição do Enem”, comentou Guerreiro.

Guerreiro lembra que essa é uma conquista para os estudantes da Capital. “Sei das dificuldades dos nossos estudantes em pagar o passe de ônibus, por isso entendo que é uma grande conquista. Para alguns pode ser pouco, mas para outros não, já ouvi relatos de jovens que precisaram escolher entre comer ou fazer a prova”, ressaltou Guerreiro.

De acordo com o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União (DOU), a inscrição deve ser realizada pelo endereço  enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Outro ponto são as solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado que devem ser apresentadas até 7 de junho.

“Sabemos que o Enem é a porta de entrada para as principais universidades e esse é um projeto importante e temos que ter sempre fortalecidas iniciativas como esta que incentiva a educação e garante benefícios para quem precisa. É nosso papel enquanto vereadores buscarmos meios de facilitar a vida dos estudantes. Essa lei da gratuidade para alunos do município foi pioneira aqui em Campo Grande com ex-prefeito Juvêncio e agora mais uma conquista para nossa educação”, complementou Ronilço Guerreiro.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também