Projeto que ajuda animais abandonados, literatura nerd e crônicas no Ler é Viver

Projeto criado por quatro amigos e que ajuda Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores individuais de animais através da venda de livros, indicações de literatura nerd e um passeio pelas crônicas da escritora Sylvia Cesco podem ser conferidos na edição do Ler é Viver, que entrou na grade da TV ALEMS na terça-feira (12), a partir das 13h30. Após a exibição, o programa já estará disponível no YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 

A LivrAUria surgiu em 10 de julho de 2020, quando quatro amigos apaixonados por livros e animais criaram projeto voluntário para ajudar a causa animal. Como não dispunham de espaço para bichos resgatados, pensaram em dar apoio financeiro a ONGs e pessoas que militam nessa luta, por meio do Instagram @livrauriacg, de acordo com informações repassadas pelo coordenador comercial João Otávio Chinem em entrevista concedida ao jornalista João Humberto, produtor e apresentador do programa. 

Semanalmente, os amigos publicam livros para venda e com a arrecadação, revertem o dinheiro para pagamentos de cirurgias, aquisições de rações, tratamentos médicos. No começo o trabalho foi realizado boca a boca, com pessoas que queriam realmente abraçar o projeto, e logo na primeira semana, mais de 100 livros foram arrecadados nos pontos de coleta, que hoje totalizam nove. 

Veículos de comunicação logo se interessaram em realizar matérias sobre a LivrAUria, fazendo com que o projeto atingisse rapidamente diversos seguidores (hoje são mais de 5 mil). Com mais de 200 animais, entre cães e gatos, o Instituto Guarda Animal foi a primeira ONG que recebeu doação: 4 mil reais.

Diariamente, de segunda a sexta, são postadas dez fotos de livros no Instagram, sendo que a venda também costuma ser realizada via whatsapp. Os valores comercializados são modestos, variando de 10 a 20 reais e para quem mora em outro Estado, frete não é cobrado. 

Literatura nerd 

Matéria a respeito da Literatura Nerd, gravada na Livraria Leitura, no Shopping Campo Grande, mostra ao telespectador curiosidades sobre essa tribo, com dicas de obras obrigatórias para esse universo, que tratam a respeito de fantasia, ficção e super-heróis. 

O escritor e arquiteto Lelo Reinoso, que também é guitarrista da banda Katástrofe, e o historiador Rafael dos Anjos indicam livros nerds que todos deveriam ler. Reinoso ainda fala a respeito do seu mais recente livro de fantasia, ‘Às margens do Estige’, e também faz um resgate dos dois primeiros: ‘Crônicas de um metaleiro’, e ‘Contos do abutre’. 

Um palmo e meio de proseio 

Sylvia Cesco lançou seu 1º livro de crônicas ‘Um palmo e meio de proseio’

No último bloco do Ler é Viver, entrevista com a escritora Sylvia Cesco aborda seu sétimo livro, ‘Um palmo e meio de proseio’, o primeiro de crônicas, publicado pela Editora Marruá, Arte e Cultura, e lançado em abril deste ano na Plataforma Cultural de Campo Grande.  Na publicação, desfilam personagens anônimos e figuras públicas conhecidas regionalmente, como a professora Maria da Glória Sá Rosa, o poeta Manoel de Barros, o radialista Juca Ganso, entre outros. 

Formada em Letras, Pedagogia e Psicopedagogia, especialista em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de Taubaté, e pós-graduada em Educação e Supervisão Escolar pela USP, a campo-grandense Sylvia Cesco também é autora de quatro livros de poesia, um de contos e um infanto-juvenil. 

Cesco já foi presidente da UBE/MS (União Brasileira de Escritores, seccional Mato Grosso do Sul), e em sua gestão, reformulou a publicação da instituição, que se transformou na revista literária ‘Piúna’, em alusão às árvores floridas bastante presentes no Estado. 

Ler é Viver 

A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura e divulgar ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver. O programa pode ser conferido na TV ALEMS, canal 9 da Claro NET TV, nas terças às 13h30, sextas às 20h45 e sábados às 8h, no canal oficial do YouTube da TV Assembleia e no portal da ALEMS.  

Por: João Humberto   Foto: Divulgação

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também