Projeto leva música, arte e turismo a crianças da rede pública de ensino

Para democratizar e facilitar o acesso à música e a pontos turísticos de Campo Grande, a UFMS e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) criaram o projeto Canções Poéticas em Imagens Modernistas.

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais, o projeto tem como objetivo realizar concertos musicais para alunos e professores da rede de ensino de Campo Grande. Por conta da pandemia de Covid-19, as performances foram gravadas previamente, para que não ocorram aglomerações. Os vídeos serão exibidos nas escolas da rede pública de ensino, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As apresentações terão como palco quatro espaços históricos e tombados no município: Morada dos Baís, Estação Ferroviária, Colégio Maria Constança e Museu José Antônio Pereira. As performances foram organizadas pelos músicos Marcelo Fernandes (violão) e Andressa Chinzarian (canto). com participação de Heitor Lotti (violino), Ana Lúcia Gaborim (canto) e Geraldo Vicente Martins (declamação de poemas). O repertório é composto por canções poéticas, intercaladas por imagens de quadros modernistas, poemas e execuções de obras instrumentais.

“É muito interessante realizar um projeto como esse, muito gratificante, porque quando a gente está elaborando a parte técnica musical, depois editando os vídeos, a gente vai cada vez mais sentindo a força e a beleza dessas obras, desses poemas de Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Mário de Andrade… São obras literárias musicadas por compositores como Villa-Lobos, como Villani-Côrtes e são obras que tocam a alma, então a gente poder trazer isso para as nossas crianças, os nossos professores, oportunizar esse material, poder mostrar a beleza dos nossos espaços tombados, levar isso para as pessoas que não teriam acesso ou teriam um acesso complexo, né? Quem vai procurar na Internet? É muito difícil uma criança de dez ou doze anos procurar [por esse tipo de obra]. Então a gente entende que é um projeto que lança sementes, sementes que florescerão o gosto pela beleza, o gosto pela literatura, o gosto pela memória de nossos espaços regionais”, diz o professor Marcelo Fernandes, participante do projeto e pró-reitor de de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS.

A cerimônia de lançamento do projeto Canções Poéticas em Imagens Modernistas será no dia 12 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, onde será realizada uma apresentação do Movimento Concerto com performances de canções escritas por grandes nomes da cultura brasileira. O evento será transmitido ao vivo, às 18h, pela TV UFMS.

“Nós tínhamos previsto apresentações em espaços tombados, turísticos. Como a gente não pôde fazer, porque as crianças, pela pandemia, foram impedidas de ir nos lugares, a gente gravou as músicas que seriam apresentadas lá e vamos passar alguns desses clipes, algumas dessas músicas gravadas nos espaços, no Teatro Glauce Rocha”, conta.

No dia 14, o professor Marcelo irá ministrar uma palestra sobre Modernismo Musical. A atividade é gratuita e também será transmitida remotamente, às 9h, pelo canal da Escola de Extensão da UFMS. Haverá certificado de participação para os professores e alunos que assistirem as duas atividades on-line.

Texto: Leticia Bueno

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também