Programa Vida Saudável traz relato de paciente que recebeu doação de medula óssea

Na edição do programa Vida Saudável da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (3), você poderá acompanhar uma entrevista com o jornalista Alcindo Rocha, que precisou de um transplante de medula óssea. Durante o bate-papo, ele relata detalhadamente como descobriu que estava com a doença, até o momento em que recebeu a doação de medula do irmão compatível. Para acessar a entrevista, clique aqui.

O jornalista foi diagnosticado com leucemia em novembro de 2015, mas é preciso destacar que antes do transplante é necessário a busca pelo doador compatível com seu organismo. Em muitos casos isso demora anos, e o paciente, muitas vezes, não resiste. No entanto, Alcindo encontrou o que precisava em sua família, em um dos seus cinco irmãos.

“A maioria das pessoas não tem ideia da importância da doação de sangue e de medula óssea, principalmente para alguém com diagnóstico de câncer”, pontuou o jornalista, que enfatizou que até a realização do transplante, durante o tratamento, precisou de muitas doações do Hemosul.

Durante as internações no Hospital Regional para quimioterapia, que é a primeira fase do tratamento, ele recebeu sangue e plaquetas que são essenciais para ajudar na coagulação do sangue.

Alcindo também esclareceu na entrevista a importância de ser um doador de medula óssea. “Há muita desinformação sobre a doença ainda. É preciso conscientizar as pessoas que ser um doador é um gesto nobre, pois você estará salvando uma vida”, destacou.

Em Mato Grosso do Sul, para se ter uma ideia, além de levar sangue a pacientes hospitalizados em todo o Estado, o Hemosul também salva vidas através da coleta de medula óssea para transplante de pacientes com as mais diversas patologias relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. São mais de 80 patologias que podem se beneficiar do transplante.

Para mais informações sobre doação de sangue e medula óssea acesse o site www.hemosul.ms.gov.br.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também