Programa Vida Saudável reforça a importância da doação de sangue

Todos nós sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – “Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta…” – e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa. Por isso o programa Vida Saudável da Rádio ALEMS, que esta no ar, conta com a participação da coordenadora-geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Durante o bate-papo, Marli Vavas ressalta como é importante deixar de lado as desculpas e doar sangue, pois existem inúmeras pessoas com diversas patologias precisando de um gesto de amor. “Esse é um item que não encontramos na prateleira dos supermercados ou nas farmácias, dependemos da boa vontade da população para salvar vidas. A sensação de quem doa sangue é inexplicável”.

Um país deve ter de 3% a 5% de doadores em relação ao total da população, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, no Brasil, esse percentual é de 1,9%, conforme dados do Ministério da Saúde. “Há épocas do ano que esse percentual é menor ainda, por isso sempre pedimos para aquela pessoa que começar a doar seja um doador de repetição. É importante que ele mantenha uma rotina de doação, para que possamos ter um estoque regula de sangue”, enfatiza a coordenadora-geral do Hemosul.

Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal.

Caso o menor seja emancipado pode ir doar sozinho levando o documento de emancipação. Se for casado basta levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Também é importante ficar atento aos novos critérios para quem pegou ou teve contato com alguém confirmado da Covid. Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar 7 dias após o ultimo contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.

Desde o início da pandemia, diversas medidas de biossegurança foram adotadas na Rede Hemosul para garantir um ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br, nas redes sociais do Hemosul: @hemosulms ou pelo telefone (67) 99298-6316. Para acessar e ouvir o Programa Vida Saudável, clique aqui.

Por: Regiane Ribeiro   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também