O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, recebeu a visita da subsecretária municipal dos Direitos Humanos (SDHU), ex-vereadora Thais Helena, acompanhada das podólogas Maria Lucia Amaral – presidente da Sociedade Brasileira de Podólogos (SBP) e Diva Vieira – presidente da Sociedade Brasileira de Podólogos Regional de Mato Grosso do Sul (SBP MS). Na pauta da reunião, a regulamentação da Lei 6.002/18 que garante atendimento integral ao portador de pé diabético na rede pública de saúde, atendimento social em podologia nas aldeias urbana e a valorização da atuação dos profissionais na saúde pública, democratizando o atendimento para todos cidadãos. O vereador Beto Avelar acompanhou a reunião.
“Vou levar essas pautas para o Executivo Municipal, diretamente a prefeita Adriane Lopes e o secretário de saúde Sandro Benites para que esses atendimentos sejam disponibilizados para a população. Porque no caso dos diabéticos, um problema nas unhas pode acarretar em amputações, infecções generalizadas e até ser fatal. Na população em geral o atendimento em podologia também pode evitar o agravamento de lesões”, afirmou Carlão.
Maria Lucia Amaral, presidente da Sociedade Brasileira de Podólogos (SBP), que veio de Cornélio Procópio Paraná, afirmou que uma equipe de podologia está visitando com a SDHU, as Aldeias Urbanas Indígenas da Capital e mais de 300 pessoas com pés diabéticos foram tratadas.
“É um trabalho de atendimento que pode evitar a incidência de problemas graves. O podólogo especializado em pé diabético conscientiza e atua na importância dos cuidados preventivos. A promoção do autocuidado previne o surgimento de lesões e evita o agravamento de lesões já existentes”, explicou.
Janaina Gaspar
Assessoria de imprensa do Vereador