A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), deu mais um passo importante na descentralização da distribuição de medicamentos para a população de Ribas do Rio Pardo. A partir desta quarta-feira (5), a população já ficou possibilitada de retirar os remédios receitados pelos médicos que atendem na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Miguel Pereira – o Posto de Saúde localizado na avenida Jesuíno Álvares de Barros, nas proximidades da Escola Eduardo Batista Amorim (EBA).
A Farmacêutica Marcela Pereira, responsável pela distribuição dos medicamentos na ESF Miguel Pereira, explicou que a entrega dos remédios se dá nos mesmos moldes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. São mais de 100 tipos de remédios, o que inclui medicamentos contra a hipertensão, diabetes, antibióticos, psicotrópicos, analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios, entre outros. “Agora, boa parte da população não precisará mais se deslocar até a UBS Central. Muita gente não tem transporte e precisava e deslocar a pé. Tudo isso virou coisa do passado. A saúde pública do Município ganhou mais comodidade”, informou a Farmacêutica Marcela Pereira.

Apesar de poucas pessoas estarem sabendo, a farmácia na ESF Miguel Pereira é uma realidade e, um total de 16 pacientes já haviam recebido os remédios no próprio posto de saúde. A nova farmácia beneficia moradores dos bairros Santos Dumont, Vila Nova, Santo André, Nossa Senhora Aparecida, Jardim do Trabalhador I e II, Jardim Ouro Verde, Jardim Vista Alegre, Nossa Senhora da Conceição e Cohab. A ESF Miguel Pereira funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta.
A Responsável Técnica pela ESF Miguel Pereira, a Enfermeira Laís Paniago, destacou que a UBS Central terá mais alívio na demanda devido à instalação da nova farmácia com medicamentos gratuitos para a população. Ela disse, ainda, que na ESF Miguel Pereira o número de atendimentos médicos feitos diariamente gira em torno de 90. Além disso, o posto de saúde dispõe Médico Pediatra e mais dois Clínicos Gerais.

Entre a população, quem aplaudiu a novidade foi a comerciante Rosa Queiroz. “Vim preparada para ser atendida e depois me dirigir até a UBS Central. Depois do atendimento, já recebi os remédios aqui mesmo. Foi muito bom”, disse a dona Rosa Queiroz. Para o aposentado Orlando Gonçalves Correia, com a nova farmácia muitas caminhadas sob o sol escaldante serão evitadas. “Agora tudo se resolve aqui no posto de saúde. A gente recebe o atendimento e já sai com os remédios”, comemorou seu Orlando Correia.
Para a Gerente de Farmácias da Sesau, Thaís Claro, a ideia é criar uma estrutura de atendimento próximo à população, podendo verificar todas as necessidades de saúde de forma mais efetiva. Thaís Claro observou, ainda, que com o serviço farmacêutico na ESF Miguel Pereira, será possível garantir o acesso aos medicamentos, contribuindo para o uso racional para que o paciente seja o principal beneficiário.

De acordo com Thaís Claro, desta forma a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo facilita, também, a comunicação com os profissionais de saúde. “Assim conseguiremos fazer uma melhor orientação para o uso correto do medicamento, além de esclarecer mais dúvidas e fazer o acompanhamento contínuo da terapia medicamentosa, com toda a verificação da efetividade do tratamento”, pontuou Thaís Claro.

A ESF Miguel Pereira