Com foco nas ações de reforço a segurança pública, a Prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira (24), a inauguração das novas instalações da Gerência do Centro de Controle Operacional (GCCO) da Guarda Civil Metropolitana, no bairro Amambaí. Atualmente, o GCCO faz o monitoramento da Rua 14 de Julho e de pontos-chave da Capital por meio de 39 câmeras de segurança.
A realização faz parte do calendário festivo de aniversário de 124 de anos de Campo Grande e entrega aos servidores melhorias na infraestrutura, tanto na modernização de equipamentos quanto nas condições de trabalho.
O secretário Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga, ressaltou a importância da entrega. “Essa base chegou a atender mais de 2000 mil ligações diárias na época da pandemia, nós realizamos um trabalho árduo de videomonitoramento, tecnologia e gestão das operações realizadas que merece essa atenção”, ressalta.
Ao todo, foi feito um investimento de 20 mil reais pela Prefeitura de Campo Grande, com o apoio da mão-de-obra dos próprios servidores da Guarda. Todo o mobiliário foi trocado, uma parceria feita com a Defensoria Pública, que agora terá em seus prédios a presença da GCM.
“Campo Grande, além da comemoração pelos 124 anos, também esta de parabéns pela reforma e modernização do Centro de Controle de Operações da Guarda Civil Metropolitana trazendo melhor condição de trabalho para os servidores e melhor atendimento aos munícipes. A Defensoria Pública agradece a parceria e Cooperação Técnica com a Prefeitura e segurança da Capital, descreve a Defensora pública, Renata Gomes Bernardes Leal”.
Para o gestor do Centro de Controle, Edson Messias, a entrega é a realização de um sonho para os servidores. “Há tempos nós sonhamos com a revitalização desse prédio que concentra todas as operações da Guarda. Hoje nós temos 40 servidores lotados aqui que vão contar com uma estrutura e melhores condições de trabalho”, ressalta.
A Gerência do Centro de Controle Operacional foi inaugurada em 2014 e sua instalação proporcionou um avanço nos atendimentos efetuados pela Guarda Civil Metropolitana. A GCCO recebe através do telefone 153 cerca de 200 ligações diárias e apenas no primeiro semestre de 2023 contabilizou 33.434 ligações, gerando um total de 16.900 mil atendimentos, alcançando uma média de 5,67 ocorrências por minuto. Toda essa demanda é repassada às viaturas operantes nas 7 regiões de Campo Grande, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por César Ferreira do GritoMS