Prefeitura de Dourados cria força-tarefa para atender famílias afetadas pela chuva

Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Dourados, através da Agehab (Agência Municipal de Habitação e Interesse social), montou duas equipes de campo para percorrer as comunidades informais atingidas e constatar, de forma mais aprofundada, a extensão do dano provocado pela tempestade, bem como a avaliar e encaminhar as demandas para o Conselho de Gestão de Crises Naturais.

Ainda na sexta-feira (15), quando choveu o previsto para o mês todo em um único dia, a equipe da Agehab entrou em contato com as lideranças das comunidades Santa Fé, Santa Felicidade, Ouro Fino e Vitória, que se tratam de assentamentos precários acompanhados pela agência. “Apuramos que muitos locais ficaram sem cobertura, os moradores ficaram com colchões encharcados, roupas de cama, vestimentas e o perecimento de alimentos, mais especificamente foram atingidas 70 famílias na comunidade Santa Fé, 110 na Santa Felicidade, 80 na Vitória e 40 no Ouro Fino”, informou o diretor-presidente, Diego Zanoni Fontes.

De forma emergencial, uma força-tarefa formada entre Agehab, Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Defesa Civil e Guarda Municipal, para distribuição de kits lonas. “Esses materiais foram usados para cobertura e revestimento dos lotes afetados. As famílias também receberam cobertores para que pudessem se proteger do frio de forma adequada”, pontuou o diretor da Agehab,
No sábado, com apoio da comunidade civil organizada, foram entregues também mais de 600 marmitas para os membros das comunidades acima citadas que se encontravam em situação de vulnerabilidade.

Gabinete de Crise

O Prefeito Alan Guedes se reuniu com o Gabinete de Crise na manhã de hoje para debater os problemas ocasionados pela tempestade que afetou o município na sexta-feira (15) e no sábado (16). O grupo, composto por representantes de todas secretárias, está elaborando ações e definindo as prioridades do momento.

A Prefeitura de Dourados mantém equipes de prontidão, da Guarda Municipal e Defesa Civil, para auxiliar os moradores. “Estamos criando um plano de recuperação com ações imediatas e outras preventivas para evitar novos danos. A prioridade é atender as famílias que foram afetadas pelo temporal”, detalhou o prefeito.

A população pode entrar em contato com a Guarda Municipal ou Defesa Civil pelos números, 153 ou 199.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também