Prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, toma primeira dose da vacina contra a COVID-19

Com 67 anos completos, o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, recebeu na manhã desta quinta-feira, 25, a primeira dose da CoronaVac, vacina contra a COVID-19. Em cerca de duas horas, pouco mais de 200 idosos dessa idade passaram pelo Centro de Eventos “Professor José Antonio Zanquetta” para serem imunizados.

Acompanhado pela primeira dama Joana Darc, o prefeito fez questão de ressaltar a importância de seguir as medidas sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde como uso da máscara, o distanciamento e o uso do álcool em gel.

“Agora chegou a minha vez, me enquadrei no público que já pode ter acesso a vacina e tomei nessa manhã a primeira dose. Agora, é aguardar a segunda dose e continuar nos cuidando, evitar excessos e respeitar as medidas que adotamos para evitarmos mortes, que são danos irreparáveis, que dinheiro nenhum no mundo recupera”, explicou.

De férias em Nova Andradina, a funcionária de frigorífico, Ana Carolina Dantas, moradora de Cuiabá, levou a mãe Fátima Dantas (67) para ser imunizada. Ela elogiou a estrutura montada no Centro de Eventos.

“Está tudo muito bem organizado, ambiente bem aberto, atendimento rápido e sem aglomerações. Nossa família estava ansiosa por este momento, pela vacinação dela”, comentou Ana Carolina, e emendou: “a situação em Cuiabá está caótica comparada a Nova Andradina, com relação a imunização e pessoas infectadas. Apesar de ser uma cidade grande, a vacinação caminha a passos lentos, as UTIs estão lotadas. Aqui, a vacinação está acontecendo de forma contínua, sem atropelos”. 

E a mãe, Fatima, completou: “É apenas a primeira dose, a gente tem que continuar se cuidando. É muito triste ver tantas pessoas perdendo a vida pra esta doença. Peço a Deus para que todos consigam tomar essa vacina, que é muito importante para salvar vidas”, pontuou a servidora pública.

O aposentado Francisco Elias dos Santos (67) disse que se sente mais aliviado ao tomar a primeira dose. “Tudo que acontece, se dá uma tosse diferente ou uma dor de cabeça, você já acha que está com Covid. Você fica sem confiança. Agora, a gente já pode começar a confiar. Vou esperar a segunda dose e aí já posso ficar mais tranquilo”.

Próxima etapa

Neste sábado (27), continua a imunização dos idosos com 67 anos completo ou mais. Neste lote enviado, Nova Andradina recebeu 430 doses, sendo que 400 imunizantes serão aplicados nos idosos e 30 destinadas aos profissionais de saúde.

Já para o domingo (28), são 220 doses reservadas para a aplicação da segunda dose, em pessoas que tomaram a primeira dose nos dias 7 e 7 de março.

A imunização está sendo realizada no Centro de Eventos, ao lado do Andradão, localizado na Rua Pastor Júlio de Alencar, das 8 ás 16 horas. É necessário comparecer no local com os seguintes documentos: Cartão do SUS, CPF, comprovante de endereço e carteirinha de vacinação (se tiver).

Cobertura vacinal

Até o momento, 5346 doses foram aplicadas, sendo 4273 primeira dose e 1073 segunda dose. Seguem sendo imunizados os profissionais de saúde e os idosos.

Nova Andradina registrou até o momento, 37 mortes por Covid e 1770 positivos, sendo 1616 curados e 117 ativos.

Fonte: Assessoria

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também