Por que as franqueadoras devem adotar a Convenção anual como estratégia para manter o time motivado?

O CEO da SB Franquias, Fernando Ribeiro, explica, e dá dicas, de como essa ferramenta ajuda a manter o clima organizacional positivo e reflete no negócio

A convenção empresarial é uma poderosa ferramenta para turbinar os negócios. Marcas que têm em seu planejamento esses encontros conseguem medir o grau de entusiasmo de cada parceiro e colaborador.  É um importante momento, que a franqueadora tem para apresentar os resultados, as dores e vitórias do ano que passou, bem como, as metas para o ano que entra.  

O CEO da SB Franquias, detentora da marca Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, é um defensor dessa estratégia. Para ele, são nesses encontros que franqueadora e franqueado estreitam laços, engajam toda equipe e criam um clima muito positivo que favorece todo o negócio.

E é dentro desse clima harmônico, que a empresa tem a oportunidade de reconhecer os melhores franqueados, de apresentar cases de sucesso e superação. “O setor de alimentação passou por dois anos conturbados. Pandemia e crise econômica testaram a solidez das marcas. Por isso, uma convenção depois de tantos desafios, é muito importante para comemorar todas as conquistas”, explica o CEO.

Mas, como planejar uma convenção de sucesso? Ribeiro explica que determinadas ações não podem ficar fora do planejamento, e baseado no evento anual da SB Franquias, ele dá algumas dicas:  

Tema

Criar um tema para a Convenção é muito importante, porque ele norteará todo o evento, podendo influenciar na decoração, nas palestras, rodas de discussão etc.

A recepção

Saber dar as boas-vindas é essencial. Não se esqueça que a primeira impressão é a que fica. Então, receber os convidados com muito entusiasmo, mimos, música e um ambiente pensado para aquele momento, faz toda a diferença.  Todos precisam se sentir especiais.

O primeiro discurso

Abrir o evento com boas notícias e informações positivas da franquia e apresentar tudo de bom que aconteceu no último ano é a melhor forma para começar um discurso. Só depois apontar onde é necessário melhorar, mostrar os pontos fracos e as dores da franquia e franqueados.

Premiação dos destaques do ano

É fundamental que a franquia reconheça aqueles que em tempos difíceis conseguiram se superar. Então, enaltecer quem alcançou ou superou as metas, ou aqueles que foram criativos, é de suma importância. Isso, além de reconhecer, também incentiva outros franqueados. Esse reconhecimento diante da rede causa um efeito espelho e planta um desejo em outros empreendedores, que vão querer estar no palco no próximo ano. 

E essa premiação pode ser feita de várias formas. Por meio de viagens, diplomas, bônus financeiro ou troféu, que será exposto no escritório do franqueado, com muito orgulho.

E é muito importante que essas premiações sejam feitas pelos diretores e CEO da empresa.

Troca de experiências

Abrir espaços para que os franqueados possam trocar informações e que façam network é fundamental e saudável para todos.

Apresentação dos cases de sucesso

Já que o reconhecimento daqueles que obtiveram os melhores resultados é tão importante, por que não mostrar as ações que os consagraram? A apresentação de cases de sucesso pode ser inspiradora para o público participante do encontro, já que ajuda a produzir ideias para o planejamento anual.

Assim, o reconhecimento aos talentos da empresa deve englobar, também, um espaço para que eles apresentem seus trabalhos, de forma resumida, e mostram, assim, quais foram as estratégias usadas para atingirem as metas.

Palestra

Levar um especialista que aborde temas de interesse dos franqueados é essencial. Palestras sobre gestão, vendas, marketing, dicas de RH, tudo isso envolve o dia a dia de uma unidade, e com certeza vai enriquecer o evento.

Duração

A duração da Convenção normalmente não passa de dois dias. Tempo suficiente para apresentar todas as pautas, realizar a interação entre os convidados, passar as metas e realizar um jantar de confraternização, que não pode ficar de fora dessa programação.

 Local

A escolha do local é muito importante. Ele precisa atender todas as necessidades do evento, como: espaço para os treinamentos, grupos de discussão, um bom café e acesso fácil para quem vai participar.

Com esse planejamento, Fernando acredita que a franqueadora conseguirá realizar uma Convenção de sucesso. “Pensar nos detalhes, ser fiel aos horários e deixar os convidados à vontade é fundamental, afinal, queremos que todos voltem no próximo ano com o mesmo entusiasmo”, salienta Fernando.

Segundo ele, muitas vezes o franqueado se estabelece em uma zona de conforto, que não é bom para ele, nem para a franquia. E ele só percebe isso quando ouve outras experiências e começa a fazer comparações.

“São esses encontros que energizam os parceiros, que são os verdadeiros guardiões da marca, refletindo no negócio que cresce de forma sustentável”, finaliza Fernando Ribeiro.  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também