Outono aumenta casos de doenças respiratórias

Uso de máscaras e distanciamento social, em razão da pandemia de Covid-19, pode contribuir com a prevenção
Divulgação

Em março, o outono chegou no hemisfério sul trazendo uma redução gradual das temperaturas e índices baixos de umidade do ar. A mudança no clima pode agravar as doenças respiratórias como resfriados, gripe, crises de asma, rinite, bronquite e sinusite. Crianças e idosos são mais suscetíveis nesse período e os cuidados devem ser redobrados.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Uniderp, médico otorrinolaringologista Alexandre Cury, há um aumento significativo de casos nas estações de outono e inverno, que estão associadas, além da redução da umidade relativa do ar, ao aumento da poluição também. “A associação entre temperaturas baixas e tempo seco facilita a proliferação de vírus e bactérias”, destaca.

Asma, sinusite, rinite alérgica, exacerbações de bronquite crônica, enfisema pulmonar e pneumonias são algumas doenças respiratórias listadas pelo especialista. “No outono e no inverno, se tornam mais comuns os diagnósticos de doenças com essas”, revela. Para ele, o uso de máscaras e o distanciamento social, em razão da pandemia de Covid-19, deve contribuir com a prevenção, o que pode ajudar a diminuir a incidência das doenças transmitidas por vias aéreas e crises alérgicas.

“A prevenção das doenças respiratórias pode ser realizada com hábitos simples como por exemplo evitar ambientes fechados e sem ventilação, higienizar bem as mãos, proteger a boca quando tossir, ingerir bastante água e evitar o acúmulo de poeira. Se guardados há bastante tempo, blusas, mantas e cobertores devem ser lavados e colocados ao sol para secagem. Também recomendamos a lavagem do nariz com solução fisiológica que alivia a irritação”, recomenda. O médico lista ainda algumas dicas para evitar doenças respiratórias:

– Vacine-se anualmente contra a gripe;

– Lave as mãos com água e sabão com frequência;

– Ingira bastante água para hidratar as vias aéreas, sempre em quantidade suficiente para deixar a urina amarelo-clara;

– Consuma alimentos ricos em vitamina C – frutas ácidas, couve e brócolis, além de produtos enriquecidos com esse nutriente;

– Lave as narinas diariamente com soro fisiológico;

– Coloque bacias e toalhas molhadas nos ambientes para torná-los mais úmidos;

– Cuide bem de sua imunidade com uma alimentação saudável e um bom sono;

– Evite permanecer em lugares fechados em que haja muita gente.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e http://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br

Fonte: Assessoria

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também