O passo a passo para obter sucesso ao empreender em energia renovável

Mais do que conhecimento técnico é preciso ter uma equipe visionária, talentosa e engajada

A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo. O Brasil, por sua vez,  é um dos países mais ensolarados e tem um tamanho continental que lhe dá a oportunidade de se tornar líder em energia solar fotovoltaica, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Ainda de acordo com a entidade, dados mostram que a implementação de sistemas fotovoltaicos em telhados já foi responsável por atrair R$ 70,3 bilhões em investimentos ao país, sendo que a capacidade operacional de energia solar gerada localmente ultrapassa os 28 GW, distribuídos em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, abastecendo mais de 3,5 milhões de UCs (unidades consumidoras).

Diante deste cenário promissor e em franca expansão, investir no segmento de energia renovável é um caminho assertivo para quem deseja empreender. No entanto, como em qualquer negócio, é preciso buscar conhecimento, não parar no tempo e ter uma equipe engajada.

Rodrigo Bourscheidt, CEO da Energy+, rede de tecnologia em energias renováveis que oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída, não conhecia nada desse mercado quando começou a empreender em energia renovável, em 2019. Logo  percebeu que para dar certo precisaria ser visionário, fomentar a inovação, adaptar-se a um cenário em constante evolução, estar comprometido com a sustentabilidade e, não menos  importante, possuir habilidades interpessoais sólidas, como ter a capacidade de liderar equipes. “Recrutar profissionais comprometidos, que compartilham da mesma visão de futuro, priorizar a construção de um time talentoso, diversificado e engajamento são os principais pontos de destaque em uma empresa de alta performance . Estabelecer uma cultura forte é  fundamental para o sucesso inicial e contínuo do negócio”, diz o executivo.

O passo seguinte é obter entendimento técnico e conhecimento regulatório. Bourscheidt explica que o desafio de investimentos iniciais pode ser abordado através de estratégias sólidas e parcerias assertivas. Já as complexidades regulatórias demandam por profissionais especializados, enquanto a flutuação nos preços é mitigada com competência técnica e implementação eficiente de soluções inovadoras pela equipe.

O setor de energia renovável é o que possibilita hoje em dia maiores rentabilidades em comparação ao investimento. Em contrapartida seu acesso sem muitas barreiras acaba facilitando a entrada de pessoas despreparadas e desinformadas, pontua Rodrigo. Para ele, é importante escolher muito bem o caminho a seguir. “Quando falamos de franquia, falamos de validação. Num mercado extremamente dinâmico, esta é, no meu ponto de vista, a melhor opção para iniciar uma operação no setor, desde que escolha com assertividade seu parceiro, observando o histórico da empresa e de seus fundadores e o ecossistema que ela está inserida”, aconselha Bourscheidt. “Hoje, se eu fosse começar novamente no setor, com toda a certeza me associaria a uma franquia”, finaliza o CEO.

Sobre a Energy+
Fundada em 2019, em Toledo no Paraná (PR), a Energy+ é uma rede de tecnologia em energias renováveis que oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída. Figurando entre as 50 maiores empresas do segmento no Brasil, a Energy+ atua desde o desenvolvimento e a construção, até o financiamento e operações da cadeia de energia solar. Iniciando no franchising, a rede prevê inaugurar em 2024, 36 unidades em todo o território nacional. Saiba mais aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também