Niraj bate recorde brasileiro em ensaio que atesta segurança da fundação

Projetado para estar entre os três maiores prédios do Brasil, o Niraj Towers, que vem sendo construído em Rondonópolis pelo Grupo TMI, vem chamando a atenção do setor da construção civil nacional ainda na fase de fundação. O empreendimento acaba de bater o recorde brasileiro em prova de carga bidirecional, que atesta a capacidade de carga das estacas, ou seja, se as estacas dos prédios realmente suportam as cargas para que foram projetadas.

Os ensaios de cargas bidirecionais no Niraj Towers vêm sendo feitos pela Arcos Engenharia de Solos, com sede em Belo Horizonte (MG), empresa precursora e referência mundial nesse tipo de serviço. O engenheiro civil da empresa, Alysson Santos Resende, informa que os ensaios em uma das torres foram muito bem sucedidos, chegando a uma capacidade de carga de 5.136 toneladas por estaca. Ele atesta que essa é a maior carga já aplicada em um ensaio de carga bidirecional no Brasil, superando, inclusive, os testes já realizados nos grandes prédios de Balneário Camboriú (SC).

Conforme Alysson Resende, no caso do Niraj, há a necessidade de se fazer o ensaio na estaca a uma carga duas vezes maior para a qual foi projetada. Como as estacas do empreendimento foram projetadas para suportar 2.500 toneladas, no ensaio, é preciso que elas demonstrem uma capacidade de carga de 5.000 toneladas – algo extremamente expressivo. “Estamos falando em 5 mil carros populares empilhados, um encima do outro, encima de uma única estaca”, explica.

Para melhor entender, o resultado do ensaio comprova a qualidade da estrutura do Niraj Towers. Alysson Resende observa que um teste dessa magnitude demonstra que aquilo que está projetado para o empreendimento vai funcionar perfeitamente, com uma fundação extremamente segura para o tamanho do empreendimento, no caso com mais 250 metros de altura. “A TMI está preocupada em realizar os testes mais modernos que existem para garantir uma estrutura extremamente segura”, pontua.

Ao realizar as provas de cargas bidirecionais em Rondonópolis, Alysson Resende também ficou surpreso com a grandiosidade do projeto do Niraj. Ele avaliou que se pode afirmar que a TMI está na vanguarda da construção civil não só do Centro-Oeste, mas do Brasil. “É surpreendente a gente chegar aqui em Rondonópolis e ver uma estrutura de obra desse porte, feita com tanta qualidade e suntuosidade, digno de grandes obras no mundo inteiro. A gente atende o Brasil inteiro e outros países e são raríssimos os casos em que a gente vê uma obra com tanta qualidade igual ao Niraj”.

Vale informar que, ao todo, vão ser cerca de 130 super estacas na fundação do Niraj. O sistema usa estacas e um radier, formando um bloco gigante de concreto de 3,5 metros de altura e as super estacas cravadas no solo. Em média, somente na fundação vão ser necessários cerca de 6.800 m³ de concreto nos blocos e 5.700 m³ de concreto nas estacas, além de 195 toneladas de aço.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também