Mais de 53% dos estudantes em cursos de Licenciatura optam pelo ensino a distância

Senac EAD oferece sete opções de formação: Biologia, Filosofia, Física, História, Letras (português e inglês), Matemática e Pedagogia

O Censo da Educação Superior 2019*, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que mais da metade dos alunos matriculados em cursos de licenciatura (53,3%) optaram pela modalidade EAD.

Entre os fatores que influenciam na decisão desse público estão: a flexibilidade de horário para se dedicar ao estudo, o desejo de incrementar a formação inicial e, ainda, melhor custo-benefício no investimento, considerando aspectos como transporte, alimentação e material didático.

No entanto, uma dúvida recorrente é sobre a diferença entre a formação oferecida como bacharelado e licenciatura. Caio Alves, responsável pela coordenação das Licenciaturas do Senac EAD em parceria com Maria Carolina Carneiro, esclarece que ambos têm a carga horária total de mais de 3.200 horas, que podem ser cumpridas em mais de 3 anos, diferentemente da formação tecnológica, com duração de 2 anos, em média.

“O bacharelado visa formar um profissional que domine uma ou mais áreas do conhecimento, de modo que o estudante possa aplicar esses conhecimentos na realidade. Já a licenciatura forma um profissional que possa lecionar conhecimentos de uma ou mais áreas. Essa diferença na formação reforça algo que a sabedoria antiga já indicava: uma coisa é saber, outra coisa é ensinar”, observa o especialista.

Desafios do ensino a distância

A pandemia provocada pelo novo coronavírus em 2020 interrompeu as aulas ministradas no ambiente presencial e exigiu a implantação de tecnologias educacionais focadas no atendimento remoto ou on-line. A mudança foi complexa, mas privilegiou as instituições que já atuavam na modalidade EAD.

Caio Alves faz uma avaliação desse cenário, destacando que os professores formados na EAD foram os que apresentaram mais entrosamento com as tecnologias necessárias para manter o aprendizado em meio ao distanciamento físico. “Os cursos que já estavam adequados à modalidade a distância quase não fizeram adaptações. Um ou outro curso precisou se adaptar aos estágios remotos, às validações de documentos virtuais, à substituição das avaliações presenciais por avaliações on-line. Ainda assim, nada que se compare ao impacto sofrido pelo ensino presencial”, observa.

Pedagogia em alta

No Senac EAD, o curso de Licenciatura em Pedagogia teve início em 2016 e registra a segunda turma em andamento, comprovando os dados mais recentes do censo da educação superior. Atualmente, existem mais de 815 mil estudantes matriculados, o que contabiliza 48,3% das opções de formação de professores.

A procura é justificada pelo alto número de creches e escolas de Educação Infantil nos municípios brasileiros em comparação com instituições voltadas ao Ensino Fundamental e Médio. O coordenador dos cursos de licenciatura do Senac EAD aponta algumas opções de atuação para esse profissional: “Além da alta demanda observada na educação infantil, o licenciado em Pedagogia é preparado para atuar como gestor escolar, em cargos como coordenador pedagógico, orientador educacional, diretor ou supervisor escolar. A maioria dos concursos públicos para provimento desses cargos exige esse requisito”, ressalta.

Outras possibilidades profissionais surgem em museus, hospitais, Ongs e empresas, já que muitas dessas instituições enxergam o conhecimento como principal capital de uma organização. “O trabalho com a aprendizagem é uma grande responsabilidade e não pode estar nas mãos de qualquer pessoa. É preciso que esse profissional seja preparado por um tempo satisfatório e que, durante o período de formação, domine ferramentas, faça reflexões, conheça teorias e compreenda várias particularidades dessa profissão, inclusive a sua responsabilidade social”, conclui Caio Alves.

Licenciatura do Senac EAD

Os cursos de licenciatura têm objetivo de formar profissionais em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, de forma que estejam preparados para planejar, coordenar, executar e avaliar os processos educativos. As opções ofertadas totalizam carga horária de 3.264 horas, distribuídas em oito períodos e com uma estrutura curricular focada em atividades teóricas e práticas.

Os interessados em participarem do processo seletivo em Licenciatura podem acessar o link para ter informações sobre o detalhamento e valores de cada curso. Cabe destacar que as inscrições terminam no dia 19 de abril e a instituição disponibilizou 20% de desconto nos sete títulos, aos candidatos que optarem pela nota do Enem, para inscrição em 2021.

Fonte: Censo da Educação Superior (2019)*: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em http://www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em http://www.senac.br/ .

Fonte: Senac EAD

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também