A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SED), iniciou uma campanha de divulgação sobre a Lei Municipal nº 942/2010, que prevê a substituição de porteiras e colchetes das propriedades rurais que atravessam as estradas rurais do transporte escolar.
Seguindo as normativas da lei, porteiras e colchetes devem ser substituídos por mata-burros ou cercas formando corredores para a livre passagem dos veículos que fazem o transporte escolar. Os proprietários têm até dia 31 de dezembro para se adequarem às exigências.
Com as mudanças previstas na Lei Municipal, o transporte dos estudantes que moram na zona rural se tornará mais ágil e seguro, considerando que os motoristas não precisarão mais parar o veículo, efetuar a abertura e o fechamento das porteiras e/ou colchetes.
Estima-se que, em cada parada, o motorista gaste em torno de 5 minutos para concluir a passagem. Atualmente, 487 porteiras e colchetes cortam as estradas do transporte escolar rural de Ribas do Rio Pardo. Com as modificações, 865 alunos serão beneficiados com transporte escolar de mais qualidade, segurança e rapidez.