Kit intubação – Cooperativa médica adota medidas emergenciais para otimizar uso de medicamentos em falta no mercado

Há vários meses Estados do Brasil têm sofrido com a falta de medicamentos necessários para “intubar” pacientes com Covid-19. Considerando o aumento significativo de casos da doença, com um consumo expressivo de medicamentos e insumos, o resultado é a escassez dos mesmos no mercado e a dificuldade de compra nas quantidades necessárias.   

Diante deste cenário, a Unimed Campo Grande tem adotado medidas importantes e emergenciais para racionalizar o uso do chamado “kit intubação”.  

Um dessas iniciativas e que merece destaque, foi o desenvolvimento de um projeto inovador em conjunto com médicos intensivistas, que tem ajudado a reduzir o consumo de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes em ventilação mecânica. O protocolo utiliza dois tipos de monitores de alta especificidade e sensibilidade, tornando possível monitorar e equalizar a quantidade de medicamentos, otimizando assim o consumo.   

Os aparelhos fazem a monitorização do bloqueio neuromuscular e dão com exatidão a quantidade necessária de relaxante muscular que cada paciente precisa. Com isso, é possível reduzir as doses e aumentar o tempo de duração da medicação no organismo desse paciente.  

Com a infusão contínua de fármacos anestésicos adjuvantes, que nesse caso consiste na associação de medicamentos, os profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 estão conseguindo reduzir o uso de bloqueadores neuromusculares, hipnóticos, sedativos e hipnoanalgésicos.  

“Esse protocolo veio como uma luz para os profissionais que, incansavelmente, têm se dedicado desde o início da pandemia a salvar vidas”, destacou o diretor-presidente da Unimed Campo Grande, Dr. Maurício Simões Corrêa.  

Paralelamente a isso, a cooperativa médica se antecipou e importou medicamentos, sendo que parte deles foi entregue ontem à tarde, e a expectativa é que a outra remessa chegue já na próxima semana. Na semana passada, uma empresa fornecedora do Hospital Unimed CG entregou uma pequena quantidade dos mesmos para atender à demanda dos pacientes.  

Ainda no intuito de não deixar faltar o “kit intubação”, na noite de ontem (15) a cooperativa médica realizou uma live especial com o tema “Recomendações para Uso Racional de Fármacos para Analgesia, Sedação e Bloqueio Neuromuscular em Terapia Intensiva Durante Covid-19”. Voltada para médicos e profissionais da saúde convidados, como enfermeiros e fisioterapeutas, que compõem equipes multidisciplinares de unidades hospitalares, a transmissão contou com a participação de vários estados brasileiros, já que o tema é de interesse nacional.  

“Esse protocolo de racionalizar o uso dos medicamentos tem contribuído muito com o tratamento de pacientes graves, por isso decidimos compartilhar o conhecimento com outros colegas médicos e com equipes multidisciplinares de fora da nossa instituição”, destacou Dr. Maurício.  

Depois da implantação do novo projeto houve uma redução de cerca de 75% no uso de bloqueadores neuromusculares, além de 50% em média, dos demais medicamentos, hipnóticos, sedativos e hipnoanalgésicos, responsáveis por manter o paciente dormindo e por fornecer analgesia (controle da dor).  

“Nesse momento crítico que estamos atravessando frente à pandemia precisamos ser racionais e correr contra o tempo para suprir as demandas dos pacientes e continuar salvando vidas, que é o nosso maior propósito”, concluiu o diretor-presidente.  

Comunicação Unimed Campo Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também