Pesquisa indica crescimento no mercado de franquias, entre elas, marcas de comida japonesa são opções interessantes com estabilidade e ritmo de expansão
A culinária japonesa é conhecida por sua elegância, sabores sutis e a forma artística com que os pratos são apresentados. As redes de restaurantes não apenas oferecem a autêntica experiência gastronômica japonesa, mas também tornam essa culinária mais acessível a um público cada vez mais diversificado.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o setor de franquias teve crescimento de 17,2% no primeiro trimestre desse ano. No ano passado, o setor de franquias faturou R$ 211 bilhões, 24% desse valor, apenas do setor de alimentação. Ainda de acordo com a ABF, a culinária oriental fatura em média mais de R$ 19 bilhões por ano no Brasil. Apesar da concorrência, os dados indicam que o mercado segue em ritmo de expansão.
Uma das razões pelas quais as franquias de comida japonesa se destacam como empreendimentos é a popularidade do cardápio em todo o mundo. Sushi, sashimi, tempurá e lámen são apenas algumas das iguarias que conquistaram paladares além das fronteiras do Japão. Os pratos são sempre associados a uma alimentação saudável, com ingredientes frescos e técnicas culinárias que realçam o sabor natural dos alimentos, o que a torna uma escolha atraente para clientes.
Ao considerar uma franquia de comida japonesa como um empreendimento, também é essencial analisar o suporte oferecido pela marca. Fábio Bindes é presidente do Grupo Lago e sócio fundador da Sushiloko, rede de franquia que nasceu com a missão de democratizar a comida japonesa, oferecendo um sushi de qualidade e preço acessível. O profissional explica que franquias bem-estabelecidas oferecem treinamento completo em técnicas de preparo, padrões de qualidade, gestão de estoque e atendimento ao cliente. “Essa orientação e assistência contínua são valiosas para os empreendedores que desejam iniciar uma nova jornada em um setor como esse, mesmo em fase otimista de crescimento em todo o país”.
Dois grandes diferenciais para investimento na rede Sushiloko é o Pokeland e o Yakisobas by Sushiloko.
O Pokeland é o serviço de delivery especializado em comida havaiana (Pokes), exclusivo para os franqueados do Sushiloko. As vendas representam 20% dos pedidos nos restaurantes da marca e 15% no lucro total da unidade franqueada. Além disso, no primeiro semestre de 2023 a franquia obteve R$ 1 milhão e meio em vendas, um sucesso com o público, considerando que nem todas as unidades possuem a opção, presente em 80% das lojas.
Além disso, uma curiosidade que varia entre as empresas é a diversidade do menu. Embora o sushi seja o “carro chefe” nas franquias de comida japonesa, oferecer outras opções, como pratos quentes e opções vegetarianas, pode atrair um público ainda mais amplo e aumentar o número de clientes. A Sushiloko tem ainda a submarca para yakisobas: Yakisobas by Sushiloko. A opção tem foco para pratos quentes que são mais procurados durante o inverno, ou mesmo para quem busca alternativas ao sushi.
A localização também é importante para o sucesso da franquia. Escolher um local movimentado e estratégico, seja em shopping centers ou em grandes centros urbanos, pode aumentar significativamente o fluxo de clientes.
“Com um mercado cada vez mais diversificado e clientes dispostos a experimentar novos sabores e culturas, investir em uma franquia de fast food de comida japonesa é uma opção interessante para empreendedores que buscam sucesso e estabilidade no setor de alimentação,” afirma Fábio.
Franquias de comida japonesa representam uma oportunidade promissora para empreendedores que buscam essa segurança e crescimento como gestor do próprio negócio. Investir em uma marca já consolidada, com qualidade dos produtos oferecidos e bom suporte a franqueada, é um caminho indicado pelo especialista para o sucesso gastronômico e financeiro.
Sobre a Sushiloko
A Sushiloko é uma empresa que nasceu com a missão de democratizar a comida japonesa, oferecendo um sushi de qualidade a um preço acessível. Com 37 unidades espalhadas pelo país, a rede tem se destacado pela excelência de seus pratos, ingredientes frescos e atendimento de qualidade. Os restaurantes oferecem um ambiente acolhedor e moderno, perfeito para desfrutar de uma experiência gastronômica única.
O restaurante já recebeu prêmios da revista Pequenas empresas e Grandes Negócios (PEGN) como uma das melhores franquias do Brasil nos anos de
2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023. No ano de 2022 ficou em primeiro lugar no ranking de avaliação de suporte de franqueados no ramo de
alimentação e em primeiro lugar de franquia de comida japonesa. Esse ano ficou classificado em décimo lugar pela revista no ranking geral de franquias de alimentação.
Com a introdução da submarca Pokeland, a rede busca expandir seu leque de opções, oferecendo aos clientes uma experiência gastronômica única inspirada na culinária havaiana. A Sushiloko faz parte do Grupo Lago, que é responsável pelas marcas Sushiloko, Hum! Burguer e Brasil Vexado.
RX da Franquia
Modelo de negócio: Loja de Rua e Loja de Shopping
Ano de fundação: 2007
Ano de início do Franchising: 2010
Número de unidades total: 35
Número de unidades próprias: 2
Número de unidades franqueadas: 33
Investimento inicial: 289.000,00
Taxa de franquia: 45.000,00
Capital de giro: 30.000,00
Royalties: 6%
Taxa de publicidade: 2%
Área mínima por unidade: 40m²
Nº de funcionários por unidade:
Faturamento médio mensal: R$ 162.000,00
Prazo de retorno de investimento: 18 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone:
Celular: 61.99884-6811
Site: www.franquiasushiloko.com
E-mail: [email protected]