Evento Degustar 2024 realiza edição especial em Goiânia com aulas e palestras além da tradicional festa enogastronômica

Há mais de 20 anos uma referência em solidariedade e ação social, o evento acontecerá durante dois dias no Castro´s Park Hotel

Nos dias 25 e 26 de junho de 2024, grandes nomes da gastronomia e decoração se reúnem em Goiânia (GO) para receber a primeira edição do Evento Degustar na cidade, um encontro ainda mais especial porque será realizado em dois dias. O local escolhido foi o Castro´s Park Hotel que abriu suas portas e cedeu seus espaços de eventos pela causa da oncologia e receberá a tradicional festa que coloca o glamour como ferramenta para fazer bem.

No dia seguinte à noite de degustações da alta gastronomia, bares e drinks diversos, o evento filantrópico estreia uma novidade em Goiânia, também nas salas do Castro´s Park Hotel: uma agenda recheada de aulas e palestras para os visitantes com foco no desenvolvimento de profissionais do setor de festas e eventos, com aulas informativas sobre pâtisserie, decoração, mídias sociais, etiqueta, sustentabilidade, harmonização de bebidas, dentre outras.

Desde sua primeira edição em 1997, a responsável pela realização do projeto é a empresária Márcia Costa, que fala com entusiasmo sobre a chegada do Evento Degustar em Goiás: “Quando recebi o desafio de realizar um grande evento filantrópico fora de São Paulo não tive dúvidas que levar o Degustar para Goiânia seria a melhor escolha, visto a grandeza e receptividade do povo goiano que é muito solidário. Desde o primeiro dia da organização do evento confirmei minha intuição ao fazer a escolha por essa cidade onde já vivi e até hoje tenho negócios no setor do agro”, conta Márcia que, nesta edição no Centro-Oeste, conta com a ajuda e o knowhow da empresária Izabela Toledo.

História de solidariedade com a gastronomia e decoração

O Evento Degustar nasceu em 1997, quando Márcia Costa, idealizadora da ação, era voluntária no Hospital de Câncer de Barretos, atualmente denominado Hospital de Amor (HA). Desde o primeiro dia que iniciou seu trabalho voluntário em Barretos, crescia a ideia de um evento para arrecadar recursos financeiros que permitissem ampliar ainda mais o número de atendimentos realizados pelo Hospital de Amor, que é 100% SUS. No entanto, Márcia e a diretoria do HA logo encontraram um desafio, pois não teriam recursos nem mesmo para contratar um buffet para o evento idealizado. Foi quando a empresária teve a ideia do formato que virou tradição até hoje, que une gastronomia a mesas decoradas por profissionais interessados em divulgar o seu trabalho. “Foi uma luz enviada dos céus, pois não teríamos gastos com os dois detalhes que mais consomem dinheiro em um evento, comida e cenografia, e nasceu a primeira edição do projeto que foi realizada dentro de um vagão de trem, em Barretos”, lembra a empresária.

Durante as primeiras oito edições, a cada ano o evento escolhia uma instituição diferente para receber os recursos arrecadados. A partir de 2012 (na 10a edição do evento), devido a importância do trabalho do Hospital de Amor e o seu déficit mensal para conseguir manter suas atividades, Márcia decidiu focar as edições paulistanas do Evento Degustar para atender esta instituição de Barretos, o que já vem fazendo há quase duas décadas.

Excelência em oncologia, o HA fechou o ano de 2022 com 1.673.441 atendimentos realizados a 540.730 pacientes vindos de 2.531 municípios – isso quer dizer que, em 2022, o HA cuidou de pacientes vindos de 45.4% das cidades do país. Todos estes atendimentos foram realizados de forma 100% gratuita no âmbito do SUS.

A cada edição, o Evento Degustar conta com patrocinadores de peso, como, por exemplo, o Bradesco Prime – que nos acompanha desde 2006 – e neste ano o Castro´s Park Hotel que sediará o Evento, além de apoiadores como a Agua Goyá, Casa Ouro Adega, Help Bar,  Convention Bureau, Gen Fertilizantes, Bit Eletronics, Pib Club, Grupo Piquiras e a empresa H3 Tecnologia, responsável por toda estrutura de som e iluminação, dentre outros.  Sem eles, nada disso seria possível.

Expansão para outros estados

Apesar da edição paulistana ser marca registrada quando se fala no Evento Degustar, Márcia nunca abandonou a vontade de levar o projeto para que outros estados também possam expressar a sua solidariedade. Uma primeira experiência foi realizada em Fortaleza, em 2014 e 2015, beneficiando o HA e iniciativas locais como a Associação Peter Pan, que também realiza um lindo trabalho no tratamento de crianças com câncer.

“Voltar a Goiânia é como voltar para casa, levar o meu trabalho e levar para lá um evento deste porte é muito mais do que já sonhei”, destaca Márcia Costa.

21º Evento Degustar

www.eventodegustar.com.br

Data: 25 e 26 de junho de 2024 (terça-feira e quarta feira)

Programação em breve.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também