Jovens, adultos e idosos participam Programa Ribas Território Leitor, por meio do Projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Municipais Mareide Monteiro de Lima e São Sebastião
Estudantes do Projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos, cuja realização se dá nas Escolas Municipais São Sebastião e Mareide Monteiro de Lima, participaram – este mês – de um encontro especial em que compartilharam histórias de coragem e superação. O encontro dos alunos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SED), aconteceu na Escola Municipal Mareide Monteiro de Lima, no bairro Estoril.
O Secretário Municipal de Educação, Nizael Almeida, explicou que o encontro faz parte de um conjunto de estratégias de busca ativa que é desenvolvido pelos educadores atuantes nesta área. Durante o encontro, estudantes trocaram experiências e relatos sobre a ‘volta às aulas’, que, em alguns casos, aconteceu depois de um hiato de 40 anos.
Um dos exemplos emblemáticos é o Seu Antônio, de 61 anos, que estuda na Escola Municipal Mareide Monteiro de Lima. Ele afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas, resolveu voltar a estudar após 40 anos. “Tenho experiência em mecânica, mas não tinha o ‘papel’. Por isso, o retorno para escola, com esses professores, que são muito bons, me fez muito bem e, agora, junto com os colegas, quero terminar os estudos e pretendo me formar”, disse Seu Antônio.
A EJA Escola Municipal Mareide Monteiro de Lima funciona no período noturno e atende adultos da alfabetização ao 9º ano, divididos em quatro fases escolares. Alguns desses estudantes são trabalhadores da construção civil que vieram atuar na fábrica de celulose e estão morando temporariamente em Ribas do Rio Pardo.
A Secretaria Municipal de Educação e a Escola Mareide Monteiro de Lima possuem uma parceria com uma empresa terceirizada da obra para incentivar trabalhadores a retornarem à escola e concluir os estudos. Esse ano, mais de dez estudantes foram atendidos nesse regime de colaboração. Quem avalia essa experiência é o estudante Adalto, natural de Alagoas. “Atualmente moro em João Pessoa e, por acaso, vim parar aqui na cidade de Ribas do Rio Pardo a trabalho. Sou um cara que viajo muito, constante, o Brasil todo de Rio Grande do Sul a Belém do Pará. Já passei por várias cidades e estou aqui em Ribas desde dezembro de 2022. Estudar na EJA, para mim, foi uma renovação de vida, foi maravilhoso. Como a gente viaja muito, as coisas mudam. Então, a gente tem que se atualizar e quem não se atualiza fica para atrás. Por isso que eu falo eu não sou velho, eu sou um seminovo, e a gente não desiste”, detalha Adalto.
A Escola Municipal São Sebastião também possui uma turma de EJA, mas em outro contexto. Trata-se de uma turma de EJA formada por participantes do Centro de Convivência dos Idosos. Essa turma funciona no período da tarde, no Centro de Convivência dos Idosos e foi construída em parceria com a Secretaria de Assistência Social, ou seja, trata-se de uma construção intersetorial envolvendo duas Secretarias (Educação e Assistência). A EJA dos idosos atende apenas da alfabetização ao 5º ano do Ensino Fundamental, e é focada nos idosos do projeto da Secretaria de Assistência Social (SAS).
A senhora Leonarda, 62 anos, faz parte do Centro Convivência dos Idosos. Ela afirma que gostou muito de voltar a estudar, pois no seu tempo estudou pouco, a cada aula é uma coisa nova que aprende. “Tive que desistir por motivos de força maior, mas conseguimos voltar, estar com os alunos é muito bom. Temos aulas de remédios medicinais, remédios naturais, aprendi muita coisa. Não devemos desistir. É muito bom estudar, é coisa que levamos para toda vida”, comenta Dona Leonarda.
Estes relatos revelam a realidade da EJA, na qual os alunos buscam a escola para satisfazer necessidades particulares, para integrar à sociedade letrada da qual fazem parte por direito, mas não puderam participar plenamente, principalmente por não dominam a leitura e a escrita – coisas que ficaram no passado.
E este é o objetivo do Programa Ribas Território Leitor, ou seja, oportunizar que todos tenham acesso a escolarização, apendendo a ler o mundo, e ampliando sua escolaridade. “Os alunos trazem, consigo, conhecimentos relacionados às suas práticas sociais, ou seja, seu repertório e mundo. Essas práticas norteiam não somente os saberes do dia a dia, como também os saberes aprendidos na escola”, frisou o Secretário Nizael Almeida.
Durante o encontro de estudantes, os professores apresentaram os projetos “Ervas Medicinais” e “Pallet” – trabalhos realizados pelos os alunos das duas escolas, sendo o primeiro da EJA São Sebastião e o segundo da EJA Mareide.
Sobre a EJA na Rede Municipal de Ensino:
Na Escola Mareide Monteiro de Lima, a EJA funciona de segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h e no Centro de Convivência dos Idosos funciona três dias na semana (segunda, quarta e quinta), das 13h às 16h. A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo oferece transporte para os alunos da EJA do Centro de Convivência dos Idosos e, para os alunos da EJA regular, além do transporte, há uma monitora para cuidar dos filhos desses alunos.