Escola de Música tem oportunidades para técnica vocal e coro infantojuvenil

Crianças, jovens e adultos poderão ter aulas virtuais na Escola de Música da UFMS. As oportunidades abertas são para o coro infantojuvenil, para crianças de 7 a 11 anos de idade, e para técnica vocal, voltada a pessoas a partir dos 16 anos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link para o coro infantojuvenil e neste link para as aulas de técnica vocal. Para o coro, as inscrições devem ser feitas pelos responsáveis legais.

Coro

O Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS (PCIU) existe desde 2013, quando a coordenadora, Ana Lúcia Gaborim iniciou sua pesquisa de doutorado tendo o coro infantojuvenil como objeto. Desde então o projeto foi ampliado, chegando a até cinco grupos de várias faixas etárias, quando não havia o contexto de pandemia. Atualmente são dois grupos em funcionamento: o PCIU Alfa Plus e o PCIU Virtual, este último com inscrições abertas.

“Para participar não é necessária experiência musical anterior, mas sim a vontade de aprender a cantar. Nos encontros trabalhamos atividades rítmicas, que envolvem memória, atenção e concentração; trabalhamos com a técnica vocal, fazemos exercícios de respiração, tudo de maneira lúdica, para que as crianças estejam envolvidas e se sintam motivadas. Vemos que a participação no coro infantojuvenil pode auxiliar em várias questões como, por exemplo, no processo de timidez, porque trabalhamos a valorização da autoestima e elas se sentem mais capacitadas e confiantes conforme vão aprendendo as técnicas vocais”, explicou Ana Lúcia.

As aulas do coro infantojuvenil serão aos sábados às 11h, pela plataforma meet ou zoom.

Técnica vocal

Assim como para o coro infantojuvenil, para as aulas de técnica vocal não é necessária experiência musical prévia. “Faremos aulas envolvendo os princípios da técnica vocal, de respiração, de ressonância, de projeção e articulação. Trabalharemos também com exercícios de consciência corporal e aplicaremos todas as técnicas cantando canções, ao final de cada aula”, apontou a coordenadora que também ministra os encontros virtuais.

As aulas serão também aos sábados, mas às 10h, pela plataforma meet ou zoom. “Com esse grupo busco trabalhar também de maneira bem didática, vou explicando, respondendo às perguntas, deixo que os alunos se manifestem à vontade e o ambiente é bastante cooperativo”, comentou Ana Lúcia.

Seleção

Ao todo são 40 vagas para o coro infantojuvenil e 40 para técnica vocal. A seleção será por ordem de inscrição e os que não forem convocados em primeira chamada ficarão em uma lista de espera. “Aconselho que todos os interessados se inscrevam porque, mesmo que não sejam chamados na primeira seleção, vamos chamando conforme surgem vagas. Elas costumam surgir por motivos diversos, por muitos não terem lido todo o edital e não se encaixarem nos requisitos, ou por desistência por motivos pessoais como mudanças em suas rotinas, o início de um novo emprego ou curso que coincide com os horários das aulas, entre outros”, lembrou a coordenadora.

O resultado da seleção está previsto para 4 de junho, a publicação será no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). Os selecionados que forem efetivar a matrícula deverão recolher uma taxa de R$150 junto ao Guia de Recolhimento da União (GRU), que, excepcionalmente servirá para todo o ano de 2021. Haverá também isenção da taxa para 10% das vagas, destinada a candidatos que atendam a critérios de vulnerabilidade econômica.

O edital completo com todas as informações sobre a seleção pode ser acessado neste link, no site da Proece.

Texto: Ariane Comineti

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também