Equipe de APH da CCR MSVia participa de treinamento com a FAB

Enfermeiros e socorristas da Concessionária atuaram em conjunto com militares em treino simulado de situação de guerra

A convite da FAB (Força Aérea Brasileira), profissionais da área de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) da CCR MSVia, participaram, durante o mês de agosto e início de setembro, do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, realizado durante o Exercício Conjunto (Excon) Tápio 2021, em Campo Grande. Na ocasião, foi feito um simulado com cenário fictício de guerra, que colocou militares gravemente feridos sob território inimigo.

Os enfermeiros e socorristas da MSVia atuaram como instrutores e foram os únicos civis a participarem da ação. Com isso, foi possível trocar experiências entre as equipes da Concessionária, militares da Base Aérea de Campo Grande e Corpo de Bombeiros. Todas as fases foram avaliadas e certificadas pelo IMAE (Instituto de Medicina Aeroespacial).

De acordo com a enfermeira responsável técnica do APH da CCR MSVia, Gleice Andrade, a experiência foi inspiradora. “O convite foi um reconhecimento pelo serviço prestado ao longo de toda a BR-163/MS, onde vidas são salvas diariamente”, enfatiza.

Durante o treinamento, foram realizadas aulas teóricas e práticas, divididas em três fases: indoor (com oficinas sobre controle de hemorragias, lesão de tórax, acesso venoso, entre outros temas), outdoor (realizada em campo aberto, em três etapas: cuidados sob fogo, cuidados no campo tático e cuidados em voo) e flight, onde foi simulado um resgate e os alunos aplicaram os procedimentos aprendidos durante um voo real.

Gleice avalia, ainda, que participar do planejamento e a execução do exercício agregou aprendizado para a equipe. “Finalizamos essa missão com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que são esses exemplos de troca de conhecimento e integração entre as instituições que fortalecem o Atendimento Pré-Hospitalar”, conclui.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também