Equipe da Águas Guariroba visita Companhia de Saneamento Básico de São Paulo

Profissionais da Águas Guariroba visitaram as instalações dos sistemas de tratamento de água e esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A visita foi no dia 28 de agosto, com objetivo de proporcionar uma troca de experiências entre os profissionais das empresas.

De acordo com a gerente de Operações da Águas Guariroba, Marjuli Morishigue, a visita foi uma forma de conhecer os processos adotados pela companhia de São Paulo e constatar a eficiência das medidas tomadas em Campo Grande. “Foi importante ver que o nosso tratamento é muito semelhante ao deles, no entanto, temos mais eficiência. Para além disso, foi importante trocarmos experiências e aprender mais sobre saneamento”, considera.

Também participou da visita o gerente de Meio Ambiente, Fernando Garayo. A equipe esteve na Estação de Tratamento de Água Guaraú, que faz parte do maior sistema de abastecimento operado pela Sabesp, o Sistema Cantareira.

Os profissionais ainda estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto ABC, projetada para tratar uma vazão média de 3,0 m³/s de esgotos a nível secundário por processo de lodos ativados convencional, com grau de eficiência de 90% de remoção de carga orgânica medida em DBO e de sólidos em suspensão.

A Sabesp possui 7,8 quilômetros de redes exclusivas para fornecimento de água de reuso e construiu o Aquapolo Ambiental, que utiliza os esgotos tratados da Estação de Tratamento de Esgotos ABC, e, após tratamento adicional, produz água de reuso customizada para utilização no Polo Petroquímico da Região do Grande ABC, transportada por uma rede de aproximadamente 17 km.

Trata-se do maior empreendimento para a produção de água de reuso industrial na América do Sul e quinto maior do mundo. “A gente pôde ver de perto como é o saneamento em uma Capital como São Paulo e vislumbrar caminhos para utilização da nossa água de maneira ainda mais eficiente”, considera Morishigue.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também