Energia solar é alternativa para driblar alta da energia elétrica

Sicredi disponibiliza linhas para projetos de energia solar em residências e empresas

Com a estiagem prolongada, o valor da energia elétrica vem subindo ao longo dos meses, assustando o consumidor. Por isso, alternativas renováveis de geração de energia são opções interessantes para driblar essa alta.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a energia solar contribui com a economia. E é muito simples adquirir esse sistema tanto em residência como em empresa. O Sicredi oferece linhas de financiamento e tem parceria com empresas que desenvolvem esses projetos.

O assessor de negócios da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Pedro Eich, conta que nos últimos anos o custo caiu tanto do quilowatts, quanto da instalação dos equipamentos. “Basta o associado procurar um fornecedor, que vai desenvolver o projeto e apresentar aqui no Sicredi para pedir a aprovação, como também fazer o pedido na concessionária de energia. Caso o projeto contemple 100% do gasto de energia do imóvel, a economia pode ser 90%, pois continua pagando o mínimo da conta de luz à concessionária”, explica o assessor. Ele ainda conta que o tempo para pagar o projeto reduziu quase pela metade e a vida útil dos equipamentos é de até 25 anos, tornando ainda mais viável.

Segundo uma pesquisa do Datafolha de 2020, gerar a própria energia é um sonho de 9 em cada 10 brasileiros. Para isso, mais de 99% dos brasileiros acaba escolhendo o gerador fotovoltaico. No entanto, o custo inicial para a aquisição e instalação desses sistemas ainda é uma barreira para muitos. É nessa hora que o financiamento se torna a melhor opção. Esse parcelamento do sistema de energia solar suaviza muito o desembolso inicial, além disso, dependendo do valor mensal que se gasta com energia, a economia que a pessoa irá obter com a energia solar poderá ficar bem próxima da parcela do financiamento.

“Outra vantagem em se tornar um autoprodutor de energia é que você não precisa mais se preocupar com os aumentos na tarifa. Toda a energia que você consome passa a vir do sol, fonte mais abundante no mundo e que não apresenta crise de fornecimento como as hidrelétricas no Brasil. Da mesma forma acontece com as bandeiras tarifárias, que não impactam mais a sua conta de luz no final do mês. Pelo contrário, quanto mais cara fica a energia no Brasil, maior passa a ser o valor que você economiza na conta de luz”, reforça Pedro Eich.

O Sicredi oferece condições facilitadas para o associado conseguir o seu sistema de energia solar. O valor financiado é creditado diretamente na conta corrente do fornecedor e o associado escolhe a forma de pagamento, que pode ser parcelada ou única, e o valor é debitado da conta corrente.

Assessoria de Imprensa

Gabriela Borsari

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também