“Encurtando caminhos e gerando oportunidades”, diz governador ao autorizar pavimentação da MS-352

Ao assinar a ordem de serviço da pavimentação do primeiro trecho da rodovia MS-352, que liga a BR-262 a região da Ponte do Grego, de alta produção agropecuária e comunidades tradicionais, em Terenos, o governador Reinaldo Azambuja reafirmou o compromisso do seu governo de investir R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura até 2022. “O asfalto encurta caminhos, integra o Estado e gera riquezas e oportunidades a todos”, disse ele.

Acompanhado do secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o governador autorizou o início da pavimentação de 15 km da MS-352, com recursos (R$ 21,2 milhões) do Fundersul, nesta quarta-feira (2), e garantiu iniciar ainda nesta gestão a segunda etapa da obra, que compreenderá mais 25 km até a localidade denominada Ponte do Grego, no Rio Aquidauana. Este segundo trecho está em fase de elaboração do projeto executivo.

“Somos hoje o Estado com maior capacidade de investimentos, em todas as áreas, e aqui estamos tornando realidade uma das obras prioritárias do governo, dentro de uma lógica de integrar os polos de produção, dinamizar a economia e tornar o Estado mais competitivo”, afirmou Reinaldo Azambuja. “Esta é mais uma obra pactuada com os prefeitos e vereadores, que também beneficia pessoas e uma região esquecida por muitos anos.”

Infraestrutura: realidade

Para que Mato Grosso do Sul atingisse o equilíbrio financeiro e recuperasse sua capacidade fiscal, segundo o governador, foram necessárias medidas duras, algumas impopulares, contudo o resultado alcançado é de um Estado saudável economicamente e disponibilidade de recursos próprios para construir políticas públicas, cumprir metas e fazer entregas. “Administrar é também realizar sonhos, como o que estamos realizando aqui hoje”, frisou.

A pavimentação da MS-352, entre a BR-262 e as MS-355 e MS-447, beneficia não apenas o município de Terenos, como integra a região com Rio Negro, Aquidauana, Corguinho e Rochedo. A chegada da infraestrutura viária elimina as dificuldades de escoamento da produção agropecuária, em expansão, e alavanca o turismo de pesca, além de proporcionar maior segurança aos usuários, em especial aos moradores das comunidades.

“É uma vitória!”, comemorou a antiga moradora Luzia Torres, 62, líder comunitária da Ponte do Prego. Abraçada ao governador Reinaldo Azambuja, Luzia disse que muitos governantes já prometeram o asfalto na MS-352, mas agora ela tem “a absoluta certeza” que esse sonho está se tornando realidade. “Estou muito feliz, peço a Deus para iluminar sempre o senhor”, comentou. “Qualquer dia venho a sua casa comer um frango caipira”, brincou o governador.

Governo municipalista

Com prazo contratual de conclusão em 12 meses, a obra poderá ser antecipada, conforme meta da empresa contratada, a Weiller Construção Civil, que pretende iniciar o serviço em duas semanas e contratar 50 trabalhadores. Produtores rurais e lideranças comunitárias, além de representantes do Legislativo e prefeitos da região, prestigiaram o evento de autorização da obra, realizado entre lavouras de milho na beira da estrada.

Para o prefeito de Terenos, Henrique Wancura Bubke, o mérito da execução da pavimentação da M-352 é de todos, principalmente do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel. “São grandes parceiros de Terenos e de todos os municípios”, disse. “Um governo que cumpre o que promete, como este asfalto, hoje realidade. Essa obra vai beneficiar o setor produtivo e o turismo em uma região próxima a Campo Grande”, citou.

Ao destacar a finalização de mais uma etapa do Programa Governo Presente e Municipalista, ao qual a MS-352 está inserida, o secretário Eduardo Riedel salientou que os projetos estruturantes do governo foram construídos ao longo de seis anos, em harmonia com os demais poderes e com um Estado equilibrado financeiramente. “Este é um governo que ouve os municípios e atua em sintonia com as nossas bancadas para propiciar investimentos como esta obra”, pontuou.

Presentes ao evento em Terenos: deputado federal Beto Pereira (ex-prefeito do município); deputados estaduais Paulo Corrêa (presidente da Assembleia Legislativa), Mara Caseiro (líder do governo na Assembleia Legislativa), Barbosinha e Gérson Claro; prefeitos Adilson Ribeiro (Aquidauana) e Wlademir de Souza Volk (Dois Irmãos do Buriti); presidente da Federação das Indústrias de MS (Fiems), Sérgio Longen; e secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Caravina.

Subsecretaria de Comunicação – Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também