Em ´Semana da Atitude´, Fundação Manoel de Barros inaugurou novos espaços e abordou temas como preconceito e diversidade

Sala Poesia. Centro de formação professora Stella Leite de Barros. Jardim Sensorial – Verso e Reverso. Espaço Bem-te-vi Valdivino. Sala Prosa. Inspirados nas palavras, nas obras, no universo de Manoel de Barros, a Fundação Manoel de Barros acaba de inaugurar cinco novos espaços que atenderão seus projetos voltados para pessoas idosas, jovens e mulheres de baixa renda.

A sala Poesia é um espaço onde serão desenvolvidas oficinas de arte, com foco em costura e artesanato. O Centro de formação Professora Stella Leite de Barros foi modernizado e é onde acontecem as aulas de dança e ginástica, Pilates, Tai Chi Chuan do projeto Ativa Idade, os encontros do programa Jovem em Ação, entre outras ações. Já o Jardim Sensorial – Verso e Reverso abraça toda a fachada da Fundação Manoel de Barros, com diversas espécies de plantas que aguçam os cinco sentidos.

“Hoje a Fundação atende 140 pessoas adultas e idosas, dezenas de jovens e mulheres de baixa renda e, nós precisávamos criar um ambiente externo, onde os usuários pudessem explorar um pouco as sensações. Junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp e outros parceiros, criamos um Jardim Sensorial que aguça nossa visão, audição, olfato… É um espaço sinestésico que está à disposição de todos”, descreve Marcos Henrique Marques, diretor da Fundação.

O espaço Bem-te-vi Valdivino é uma praça de alimentação, onde os usuários da Fundação podem fazer lanches, tomar um café e prosear. O espaço foi todo reformado e ganhou uma nova cozinha moderna e acolhedora. E, a sala Prosa, é um ambiente novo voltado para atendimentos e treinamentos.

“Fiquei encantada e muito feliz pelos novos espaços que foram inaugurados e que vão agregar ainda mais ao nosso dia a dia, com lazer, aprendizado e conforto. O Jardim Sensorial ficou lindo, alegre e aconchegante, e será um espaço onde vamos poder sentar pra conversar, tirar fotos, tomar sol, interagir com as amigas e desfrutar da natureza. Também destaco a sala Prosa, onde vamos aprender a costurar e bordar, podendo estimular a memória, o lado cognitivo e desenvolver o nosso lado artístico”, destaca Nilcélia Zottino, participante do projeto Atida Idade.

Qual é o seu caminhar?

Durante a ´Semana da Atitude´, a Fundação Manoel de Barros também realizou workshops e conversas sobre preconceito e diversidade. Segundo o diretor da Fundação, o evento foi criado com o objetivo de levar os participantes a refletirem sobre o seu ´caminhar´ na sociedade, na família, socialmente.

“Como está o meu caminhar? Criamos dois workshops sobre preconceito e diversidade, não tratamos de um preconceito específico, mas de como as nossas atitudes muitas vezes podem machucar as outras pessoas. As psicólogas que lideraram os workshops foram muito felizes nesse caminhar, nessa construção. O objetivo foi mostrar para os participantes como é a dor de uma atitude preconceituosa, sobre qualquer tipo de preconceito. Com dinâmicas, debates, os participantes compartilharam histórias da vida deles, foram momentos de muita reflexão e aprendizado”, completa Marcos.

Para Arilma Maria de Almeida, de 69 anos, participante do projeto Ativa Idade, a ´Semana da Atitude´ foi uma iniciativa que veio para agregar melhorias na qualidade de vida de todos: “Aprendemos, ensinamos, nos emocionamos, dançamos e brincamos muito. Foi uma festa cheia de surpresas e muita alegria. Que eventos como esse, tão bons quanto os momentos maravilhosos que já vivemos no projeto Ativa Idade, continuem a nos possibilitar novas experiências, emoções e encantar nosso bem viver depois dos 55, 60, 70 anos ou mais!”.

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio da Águas Guariroba, Comper, Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), Distribuidora Lopes, Companhia das Letras, Energisa, Leroy Merlin, Mesa Brasil – SESC/MS, Sebrae/MS, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD/MS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Pernambucanas, Uniderp e VIVO. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também