Em parceria com o Sebrae/MS, Prefeitura Municipal lança Portal Empreende Sonora

Em um evento on-line realizado nesta quarta-feira (9), a Prefeitura Municipal de Sonora, em parceria com o Sebrae/MS, lançou o Portal Empreende Sonora. Com a proposta de integrar o poder público e os pequenos negócios locais, melhorando o acesso dos empreendedores aos editais de licitação publicados pela prefeitura, a plataforma digital foi desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano.

De acordo com o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, foram adotadas estratégias para fomentar o desenvolvimento do município, a partir das compras feitas pela própria administração pública. Uma delas é fazer com que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação, um tratamento diferenciado que está previsto na Lei Complementar nº 123/2006, e o portal vem como uma forma de facilitar o acesso dos empreendedores aos pregões.

“É uma ferramenta inovadora para o nosso município, por meio dela, os comerciantes locais vão poder se cadastrar e vamos conseguir dar condições para que eles saibam como se regularizar e vender para a prefeitura. Esse é um passo importante para fazemos com que o dinheiro fique na nossa cidade, gere emprego e renda”, ressaltou o prefeito.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a iniciativa é uma resposta do município a necessidade de se modernizar e um passo importante para o desenvolvimento. “A integração entre o poder público e os pequenos negócios que será promovida pela plataforma é fundamental, pois nas compras públicas temos um grande vetor para o desenvolvimento local e para a transformação da economia como um todo”, pontuou Tito.

Serviços e Transparência

Por meio do Portal Empreender Sonora, além de terem acesso aos editais de licitação lançados pelo município, os empreendedores locais cadastrados também vão poder acompanhar o Cronograma de Compras da Prefeitura Municipal e se programarem para participar dos pregões.

Outro recurso disponível, de acordo com o consultor do Sebrae/MS, Fábio Schroeter, que ajudou na implementação da plataforma, é o acesso rápido a todas as certidões necessárias para a empresa habilitar-se nos processos licitatórios, além de ser um local de consulta das legislações de compras públicas municipais.

“Desta maneira nós podemos facilitar a vida do empreendedor, desmistificar os processos de licitação e transformar isso em algo menos burocrático para ele. É uma estratégia para estimular o empreendedorismo e fazer com que os pequenos negócios se sintam mais seguros e possam vender para a prefeitura”, enfatizou Fábio.

A partir do Portal Empreender Sonora, os comerciantes também têm acesso direto a Sala do Empreendedor e podem tirar dúvidas a respeito de como se regularizar e do funcionamento dos processos. Segundo a agente de desenvolvimento que atua no local, Edleide Florentina de Oliveira, junto com esse suporte, o espaço também vai trabalhar para conscientizar os empreendedores a respeito do porquê é interessante vender para a prefeitura.

“Já temos muitos empreendedores locais que participam dos pregões, mas queremos mobilizar todos eles. Vamos visitar esses comerciantes e cadastrar na plataforma digital aqueles que demonstrarem interesse em participar dos processos de licitação, além de orientá-los a respeito de como funciona o portal. Também estaremos disponíveis para atendê-los na Sala do Empreendedor e oferecer todo o suporte necessário”, explicou Edleide.

Mais do que auxiliar o empreendedor, outro recurso da plataforma digital permite que as empresas se aproximem dos consumidores. No portal, há um sistema de georreferenciamento que indica no mapa do município a localização de cada empreendimento cadastrado, além do tipo de produto ou serviço oferecido, com isso, a população consegue encontrar soluções para as demandas que possui de modo fácil e rápido.

Outras informações sobre o Portal Empreender Sonora podem ser obtidas na Sala do Empreendedor do município que está localizada na sede da Prefeitura Municipal (Avenida Marcelo Miranda Soares, nº750) ou por meio do número (67) 3254-1550. Para mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue 0800 570 0800.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também