Em capacitação de policiais, Campo Grande tem maior simulado da história com ataque a bancos

Campo Grande foi cenário do maior exercício simulado da história de Mato Grosso do Sul quando foi realizado, pela Polícia Militar, o Exercício Simulado de Resposta a Múltiplas Ações Criminosas – ESReMA.

Com 1.200 militares pertencentes ao Comando de Policiamento Metropolitano – CPM, Comando de Policiamento Especializado – CPE e Centro de Operações da Polícia Militar – COPOM, o exercício teve por objetivo empregar todos os meios operacionais da PM, para responderem a ataques criminosos do tipo “novo cangaço” e “domínio de cidades”, que tem crescido no Brasil com ocorrências em estados vizinhos, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. As ações dos grupos criminosos perpetradas nestes estados geraram pânico e medo na população, e em alguns locais houveram vítimas fatais, entre policiais e a população local.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destaca que a capacitação como esta integra os investimentos previstos no programa “MS Mais Seguro” e que é importante capacitar os policiais para o caso dessas ocorrências.

“O exercício realizado busca justamente capacitar nossos policiais par uma pronta resposta no caso de crise como aconteceu em Criciúma e em Araçatuba. Mato Grosso do Sul prepara seus policiais do Batalhão de Operações Especiais para de forma que tenham um plano pronto para e em condições de ser empregado, se acaso vier a acontecer um episódio como ocorrido nessas cidades. A capacitação ou treinamento e investimentos são justamente para dar uma pronta resposta ou para prevenir a ocorrência desse tipo de crime”, afirmou.

A ação dessa madrugada ocorreu na região do bairro Coronel Antonino e durou aproximadamente 4 horas. Foram simulados ataques a instituições financeiras por meio de figurantes e, com acionamento da Policia Miliar, teve início o plano de resposta ao crime simulado.

Desenvolvido por especialistas da Policia Militar o plano conta com a integração de outras instituições como a PRF, Policia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Bombeiros, Associação dos Comerciantes, CCR e outros colaboradores civis que permanecerão sob sigilo para preservação da segurança de cada um dos participantes.

Joilson Francelino, Assessoria de Comunicação Sejusp

Foto: Sejusp

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também